Porto Livre reúne obras gratuitas sobre saúde dos povos indígenas

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
27/01/2023


Saúde dos Povos Indígenas é tema de diversos títulos em acesso aberto na plataforma Porto Livre. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil) | Arte: Vera L. F. de Pinho (Ascom/Icict)

A desassistência sanitária e nutricional que atinge os povos indígenas do território Yanomami levou o Ministério da Saúde (MS) a declarar a situação como Emergência em Saúde Pública de importância nacional. Nas últimas semanas, o país tem acompanhado uma série de medidas humanitárias em apoio a indígenas Yanomamis em situação de extrema vulnerabilidade. A Fiocruz anunciou, em 23/1, a instalação de uma Sala de Situação para articular possíveis ações de apoio ao MS e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) frente à emergência sanitária. 

Tema de profunda relevância na agenda pública do país, a saúde dos povos indígenas tem ampla circulação nas pesquisas e nos espaços de produção de conhecimento da Fiocruz. Na plataforma Porto Livre, portal de livros em acesso aberto coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), 15 obras estão disponíveis para download gratuito sobre o tema. São livros que transitam sobre as mais diversas questões de saúde relacionadas aos povos originários. Questões que dialogam diretamente com o cenário enfrentado pelos Yanomamis: vigilância alimentar e nutricional; direito sanitário; vulnerabilidade; cenários epidemiológicos; medicinas e tradições indígenas etc. 

➡️ PORTO LIVRE: acesse a lista completa de livros sobre Saúde Indígena

Do total de obras disponíveis, sete integram a coleção Saúde dos Povos Indígenas da Editora Fiocruz. Dedicada a publicar estudos originais sobre as mais diversas facetas do processo saúde-doença dos povos indígenas, a coleção pretende contribuir para a construção de enfoques teóricos inovadores. Os títulos em acesso aberto na Porto Livre são:

- Demografia dos Povos Indígenas no Brasil
- Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil
- Medicinas Indígenas e as Políticas da Tradição: entre discursos oficiais e vozes indígenas
- Políticas Antes da Política de Saúde Indígena
- Processos de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais
- Saúde Indígena em Perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas
- Transformação e Persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica   

Outros cinco títulos da Editora Fiocruz fazem parte da lista disponível na Porto Livre. O mais recente é Vozes Indígenas na Saúde: trajetórias, memórias e protagonismos, publicado em 2022, em coedição com a plataforma editorial Piseagrama. A coletânea reúne relatos de 13 lideranças acerca de suas trajetórias de vida e de atuação no movimento indígena, com ênfase no campo da saúde. 

Publicado em 2021, o e-book Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde também faz parte da lista. Apesar de não ser uma publicação exclusivamente dedicada à saúde indígena, o volume apresenta um importante capítulo intitulado Vulnerabilidade das populações indígenas à pandemia de Covid19 no Brasil e os desafios para o seu monitoramento. Parceria entre o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz, a obra  apresenta um diagnóstico detalhado da evolução da pandemia no país. Lançado como parte da série Informação para Ação na Covid-19, o e-book recebeu importantes reconhecimentos: foi um dos 10 finalistas da categoria Ciências do 64º Prêmio Jabuti, maior premiação literária do país, e conquistou o 3º lugar na categoria Ciências da Vida do 8º Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias.
 
Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, lançado em 2019, integra a coleção Fazer Saúde. O livro apresenta as contribuições do Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (CTACIS) na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Com a proposta de melhorar os serviços de saúde nas comunidades indígenas, o curso foi desenhado como uma estratégia multidisciplinar por diversos atores e implementado de acordo com as realidades locais. 

Lançados em 2007 e 2008, em coedição com a Educação à Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/Ensp/Fiocruz), os livros Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena, volume I e Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena, volume II levantam relevantes contribuições para a consolidação da vigilância alimentar e nutricional no âmbito da saúde indígena, com destaque para a importância e os desafios da diversidade étnica brasileira. 

Outros três livros completam a lista de saúde indígena em acesso aberto na Porto Livre:

- Pohã Ñana: nãnombarete, tekoha, guarani ha kaiowá arandu rehegua ou Plantas medicinais: fortalecimento, território e memória guarani e kaiowá (Fiocruz Pernambuco, 2020)

- Equidade Étnicorracial no SUS: pesquisas, reflexões e ações em saúde da população negra e dos povos indígenas (Rede Unida, 2018) 

- O direito sanitário na sociedade de risco: a política nacional de atenção à saúde dos Povos Indígenas (Editora Fi, 2017) 

Arca e VideoSaúde também contemplam produções sobre o tema

Outras plataformas vinculadas ao Icict que também apresentam uma série de obras em acesso aberto relacionadas à saúde indígena são o Arca, repositório institucional da Fiocruz, e a VideoSaúde Distribuidora. No repositório, são centenas de trabalhos desenvolvidos pela comunidade Fiocruz, que incluem livros, teses, manuais, dissertações, artigos e vídeos. 

➡️ ARCA: acesse a lista de obras sobre Saúde dos Povos Indígenas

Já a VideoSaúde, responsável por produzir, distribuir e preservar material audiovisual sobre saúde, ciência e tecnologia, também dispõe de uma área temática com produções sobre saúde indígena. São seis documentários sobre o tema, produzidos no período de 2005 a 2020. As obras podem ser assistidas gratuitamente na plataforma da VideoSaúde e os vídeos podem ser baixados no Arca. Os documentários também podem ser adquiridos pela Livraria Virtual da Editora Fiocruz, que disponibiliza - em formato DVD - as produções do Selo Fiocruz Vídeo

▶️ VIDEOSAÚDE: confira os documentários sobre Saúde Indígena

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Emergência sanitária Yanomami: aberto cadastro para voluntários da Fiocruz

O cadastro é integrado ao do Ministério da Saúde (MS) e integra o Programa de Voluntariado, iniciativa institucional da Fundação

Rede de Bibliotecas da Fiocruz coloca acesso rápido para pesquisa em saúde indígena

Plataforma Mourisco reúne conteúdo das principais fontes de informação científica nacionais e internacionais

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS