">
O pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação e Saúde (LIS), do Icict/Fiocruz, foi um dos entrevistados do podcast Pesquisa Brasil, que foi ao ar no último sábado, 10 de junho, para a matéria "Analgésicos que viciam e podem matar", que discutiu o crescimento dos opioides no Brasil e o combate à dependência química.
Francisco Inácio Bastos | Foto: Centro de Estudos Estratégicos (CEE)/Fiocruz
Bastos analisou o panorama dos opioides no país e a crise nos Estados Unidos. Na entrevista, ele fala das análises que estão sendo feitas e que apontam o aumento do uso do fentanil que, segundo ele, "é um opioide de alta potência comparado aos opioides de uso ambulatorial". Ele também comentou as apreensões do "fentanil sujo" - que não é de uso terapêutico e não foi produzido pela indústria farmacêutica, mas foi sintetizado de forma ilegal. O pesquisador do Icict é um dos autores do artigo "Reports of rising use of fentanyl in contemporary Brazil is of concern, but a US-like crisis may still be averted", publicado na revista The Lancet.
Ouça a entrevista com o pesquisador Francisco Inácio Bastos, clicando na imagem abaixo:
O podcast Pesquisa Brasil é uma produção da Revista Pesquisa Fapesp, sendo apresentado por Fabrício Marques e com produção, roteiro e edição de Sarah Caravieri.
Para ouvir o programa completo, clique aqui
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar