'O bonde da vacina': concurso vai premiar textos de jovens de 13 a 16 anos

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
03/07/2023


1º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil: inscrições abertas | Arte: Thays Coutinho

Um concurso literário organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai selecionar textos de estudantes brasileiros, para compor um livro que tem a importância da vacinação como tema central. O 1º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil está com inscrições prorrogadas até 25 de agosto. Podem participar estudantes de 13 a 16 anos (no período da inscrição), matriculados em escolas públicas ou particulares de todo o país.  

Os candidatos devem escrever um texto — em formato dissertativo ou narrativo — sobre o tema “O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro”. Os textos serão avaliados por banca julgadora formada por profissionais da Fiocruz. E os 30 melhores trabalhos irão integrar um livro, a ser publicado pela Portinho Livre, selo de obras infantojuvenis da Fundação. A pessoa responsável pelo melhor trabalho será convidada a participar do lançamento do livro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O concurso 

Esta é a primeira edição do Concurso Portinho de Literatura Infantojuvenil, organizado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Neste primeiro ano, o prêmio celebra o cinquentenário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado para garantir à população do país acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. 

O prêmio também marca o lançamento da Portinho Livre. Plataforma que, ao reunir livros infantojuvenis em acesso aberto, recorre ao poder da literatura para instigar o interesse pela ciência, pela saúde pública e pela cidadania. A Portinho Livre é um projeto apoiado pelo Edital Ideias Inovadoras, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação.

O bonde da vacina

Tomar vacinas é a melhor forma de se proteger de inúmeras doenças graves. Apesar disso, muita gente tem optado por não se vacinar, o que deixa a população exposta a doenças que antes não eram mais uma preocupação, pondo em risco a vida de milhares de pessoas. O concurso tem o objetivo de fazer adolescentes e jovens refletirem sobre a importância das vacinas, incentivando o pensamento crítico a respeito da responsabilidade coletiva de cada um de nós. É um convite à consciência cidadã e ao debate de temas como desinformação, saúde pública e desafios para o futuro. Além disso, é um testemunho do que pensa a juventude brasileira, hoje, a respeito da vacinação. 

➡️ Acesse o Regulamento

➡️ Inscreva-se: https://bit.ly/concurso_portinho_livre 

Comentários

Opa você tá joia então né deixa eu contar aqui para vocês né sobre um bagulho aqui muito legal né que é a vacina a vacina do covid 19 ajudou muitas pessoas porque melhorou em 94% as taxas de mortalidade porque muita gente falava que que essa vacina né não ia ajudar em nada que só ia piorar mas elas estavam 100% errado porque diminuiu muitas mortalidades e por exemplo eu fui vacinada e não vi nenhuma Lacoste não viramos jacaré como tinha um meme mas assim cada um tem sua própria escolha mas eu escolhi vacinar e por conta que eu escolhi vacinar cara a minha vida melhorou porque eu não tenho risco de pegar covid porque apesar da pandemia cara muitas pessoas morreram vocês têm noção disso pessoas morreu não tô aqui também fora do Brasil e nós temos que não só pensar na gente mas sem pensar no próximo porque a gente vacinando a gente vai estar ajudando nossa vozinha nosso pai as pessoas de idade sabe e eu sei que vocês amam muito seus avós e pais por isso que eu super recomendo vocês entrarem no bondinho da vacina e vem ser feliz bebês e por isso que eu tô aqui falando para você porque sou muito gente boa que eu tô ajudando a vocês a prevenir seus amigos parentes periquito papagaio cachorro que eu não sei se vocês sabem os animaizinhos sim podem pegar doenças que nós não tem a certeza que ninguém que vai querer ver o bichinho de vocês passando mal com covid gripado entendeu e não só a gente pega doença os nossos bichinhos para vocêVocê tem que fazer isso não só não só por você você tem que fazer isso pela sua família sabe quando você se protege você tá protegendo o seu amigo seu coleguinha de escola seu colega de faculdade sabe isso é uma das coisas que eu acho mais importante na vacina e se você por exemplo quem vacinar agora eu posso ir porque eu não vou pagar nada cara lá a vacina é de graça o governo produz Graças aos nossos prefeitos presidentes produz né compra essa vacina e isso é uma coisa muito legal que a gente não vai precisar pagar para se proteger entendeu é uma coisa que já acontecem para nós e muita gente pensa que eu não quero vacinar porque essa dor ela não existe você tem certeza minha minha amiga meu amigo você tem certeza que essa doença não existe o tanto de pessoas que já morreram por conta dessa doença não se proteger e forem risca a vida dos seus amigos certo não não é certo não tá e fica a dica vacina não escuta pessoas que não sabem sobre o assunto e não faça isso por ninguém além de vocês é isso beijo e tchau

Interesse em participar

Olá Valéria, se você tem entre 13 e 16 anos, seja bem vinda! Se você tiver mais do que 17 anos, incentive primos e conhecidos a participar! Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS