Repositório institucional da Fiocruz disponibiliza mais de 1.500 documentos sobre saúde indígena

por
Arca (Divulgação)
,
12/07/2023

Arte: Arca (Divulgação)

São vídeos-aula, capítulos de livros, artigos, livros, teses, dissertações, dentre outros materiais sobre o tema, somando mais de 1.500 documentos disponíveis no Repositório Institucional Arca, da Fiocruz.

O material provém das 29 unidades técnico-científicas da Fiocruz, com suas 26 coleções e cerca de 50 mil objetos digitais disponíveis em todo o Repositório. Para Claudete Queiroz, coordenadora técnica do repositório institucional, com este acervo, o Arca “vem se firmando em um local importante para a preservação e disseminação do conhecimento indígena”.

Alguns exemplos do que é possível encontrar, em acesso aberto, no Arca: 

Artigo: “Epidemias, protagonismo e direitos específicos de saúde: a criação do Distrito Sanitário Yanomami e a Política de Saúde Indígena no Brasil (1991-2021)”, de Adriana Romano Athila; 

Vídeo: “Amazônia sem garimpo” (narração em português), de Thiago Carvalho e Julia Bernstein, produzido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz;

Tese: “Interculturalidade e formação profissional de agentes indígenas de saúde a partir da experiência do Alto Purus”, de Alves, Alcilene Oliveira; 

Livro: "Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos", organizado por Ana Lúcia de Moura Pontes, Vanessa Hacon, Luiz Eloy Terena e Ricardo Ventura Santos.

Para Claudete Queiroz, o “Arca contribui com informações a pesquisadores, instituições de saúde, organizações indígenas e ao público em geral, permitindo a construção de políticas baseadas em evidências e ações efetivas voltadas para a saúde e o bem-estar dessas comunidades”.

Para acessar o acervo sobre Saúde Indígena, clique aqui

Acesso e pesquisa

Com campanhas periódicas para estimular o depósito de documentos, o Arca atinge todas as unidades da Fiocruz e consegue armazenar a diversidade da pesquisa na Fundação.

O acesso ao material se faz de forma simples, por meio de uma busca em todo o acervo, que é mais genérica ou por coleção (de algumas das 26 unidades da Fiocruz), além de uma busca avançada. 

Todo o material foi inserido pelos bibliotecários que atuam na Rede de Bibliotecas da Fiocruz e, em casos de dúvidas, os usuários têm a seu dispor o ‘Fale Conosco” e o chatbot Wal. 
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Arca: Repositório institucional da Fiocruz divulga os números do 1º trimestre de 2023

Com crescimento em torno de 3,7%, Arca expande seu acesso para outros países. Plataforma ultrapassa um milhão de acessos

Arca reúne mais de 300 trabalhos científicos sobre a prevenção do câncer de próstata

Novembro é dedicado a conscientizar e prevenir sobre esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens

Repositório Institucional Arca ganha assistente virtual para atendimento on-line

Iniciativa prevê facilitar o acesso de pesquisadores, alunos e população em geral ao Repositório

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS