">
As iniciativas do Arca Dados, da Fiocruz, que tem a participação do Icict, o sistema de banco de dados em judicialização na saúde – JUDJe, e o Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema Saúde (Proadess) estão listados na Feira de Soluções para a Saúde, da Plataforma Ágora, da Fiocruz, que visa discutir, disseminar e fomentar a adoção de uma ética do compartilhamento e participação cidadã na produção da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil.
O formato digital da Feira, permite encontrar as iniciativas de todo o país. Estruturada em três eixos – soluções de serviços; soluções sociais e soluções industriais –, as feiras reúnem profissionais e gestores da saúde em prol do alcance das metas da Agenda 2030, a qual a Fiocruz está alinhada. Cada iniciativa está integrada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A Feira também tem um formato presencial e a sua 6ª edição ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023, em Brasília (DF).
O Arca Dados é o repositório oficial da Fiocruz para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais para pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz ou em parceria com outros Institutos ou órgãos de pesquisa, com o objetivo de fomentar novas pesquisas, garantir a reprodutibilidade ou replicabilidade de pesquisas existentes e promover uma Ciência Aberta e Cidadã. Seu público alvo é pesquisadores, gestores e sociedade.
O repositório está listado em três ODS: Saúde e Bem-Estar (3); Paz, justiça e Instituições eficazes (16) e Parcerias e Meios de Implementação (17).
O Proadess visa contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro, ao produzir subsídios para o planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas e disseminar informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos. O projeto disponibiliza análises e estudos sobre o tema, bem como séries históricas de indicadores atualizadas anualmente (cujos períodos variam de acordo com as fontes de dados), gráficos e mapas temáticos para a avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro relativos a diferentes abrangências geográficas. Seu público alvo é composto de gestores de políticas e programas de saúde, instituições de ensino e pesquisa, e a sociedade civil.
O Proadess tem está abrigado nos ODS: Saúde e Bem-estar (3) e Redução das Desigualdades (10).
O JUDJe é um protótipo de programa que permite gerar e automatizar banco de dados sobre processos de judicialização da saúde em câncer, a partir da análise do Diário de Justiça do TJRJ. Ele permite análises seguras das ações judiciais sobre o tema, auxiliando gestão pública, o judiciário, as secretarias de saúde e a iniciativa privada a gerir melhor o problema da judicialização no Brasil. No protótipo estão disponibilizados bancos de dados seguros sobre judicialiação em câncer categorizados em 24 variáveis que mapeiam o fluxo do processo e a movimentação da ação judicial em saúde destacando elementos de predição e gestão sobre o tema. O programa também permite monitorar os processos judiciais em saúde e notificar qualquer alteração “on time”. Seu público alvo é de profissionais da Saúde, Gestão Pública, Inovação e Ciência, Informação, Tecnologia.
O protótipo de programa é resultado da tese de doutorado do PPGICS, intitulada, “Infraestrutura de Informação na Fronteira entre Saúde e Direito: ampliando o diagnóstico da judicialização no Brasil”, de Jânio Gustavo Barbosa, que já recebeu diversas premiações, sendo a última o “Prêmio Ancib 2023 – Melhor Tese de Doutorado”, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib).
O protótipo de sistema tem como ODS: Indústria, Inovação e Infraestrutura (9)
A Fiocruz Brasília e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizarão, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023, a 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde. O evento acontecerá no Millenium Convention Center, no clube da Ascade e terá como tema a Transformação Digital na Saúde. A feira tem patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
O objetivo da feira é apresentar propostas de soluções para a saúde nos eixos social, tecnológico e de serviços, e que aproximem o universo científico de outros produtores de conhecimento do tema. O evento reunirá especialistas e entusiastas da área de saúde para promover parcerias institucionais de ciência, tecnologia e inovação, identificar atores e tecnologias regionais, e estimular a aplicação do conhecimento científico na busca de soluções para desafios em saúde no âmbito do Distrito Federal.
A programação do evento inclui palestras, oficinas, workshops, seminários, rodas de conversa, simpósios, mesas de negociação (pitches), apresentação de pôsteres, hackathona, além dos estandes de parceiros e apresentações das soluções.
Para cadastrar uma solução, acesse solucoes.agora.fiocruz.br. No menu superior à direita, em Cadastrar Solução, escolha o tipo da proposta (de serviço, industrial ou social), selecione Feira de Soluções DF e preencha o formulário.
Saiba mais sobre a Feira, clicando aqui ou no link: https://bit.ly/6afeira-solucoes-saude
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar