">
Em celebração ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher (10/10), a VideoSaúde exibe, na programação do Canal Saúde, o documentário “Sala Lilás”, sobre o Projeto Arte Viva, em Mangaratiba, município da costa verde do Rio de Janeiro. A iniciativa foi premiada pela curadoria do IdeiaSUS por se destacar na assistência integral às mulheres vítimas de violência por um sistema em rede que integra secretarias de saúde, assistência social, educação e segurança. No mês que também é marcado pela campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, o Programa Especial esclarece dúvidas com relação ao diagnóstico e tratamento.
O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde.
Confira a programação completa do mês:
"Sala Lilás – atendimento humanizado no combate às violências" - Por meio de uma rede que opera na assistência a grupos vulneráveis, a Sala Lilás, que fica localizada dentro do principal hospital do município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, acolhe e atende vítimas de violência doméstica, muitas delas mulheres. A obra apresenta relatos de usuárias e profissionais de saúde que demonstram a força da prática, acolhimento e o atendimento humanizado.
"Inovando o cuidar e empoderando usuários e familiares em sofrimento psíquicos - Brasil, aqui tem SUS" - O projeto visa melhorar o acolhimento dos usuários, fazer o acompanhamento periódico do tratamento dos pacientes e aumentar o envolvimento da família para que os casos de internações sejam evitados ao máximo. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Antônio João, Mato Grosso do Sul, onde o trabalho consiste na busca ativa para identificar e convidar portadores de transtorno mental e seus familiares para participarem de encontros mensais que contam com a presença de todos os profissionais do NASF-AB.
Reprises: 9/10, às 22h30 | 11/10, às 22h30 |13/10, às 21h30
"Mudando o mundo" - Em uma sala de aula, brinquedos e objetos ganham vida para contar a história de descobertas científicas na área da saúde que ajudaram a mudar o mundo. Em cinco divertidos episódios, aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emilio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre amarela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da Doença de Chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação.
"Super Plunf" – O filme aborda as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente doméstico, através do menino que consome, somente, comida instantânea e é conduzido a conhecer outras práticas.
Reprises: 16/10, às 22h30 | 18/10, às 22h30 | 20/10, às 21h30
Três jovens com deficiência, um deles com paralisia cerebral e outros dois autistas, encontram na música uma forma de expressão e interação social. Gabriel, Eduardo e Felipe curtem rock e, com a ajuda de um músico terapeuta e dois psicólogos, criam uma banda: Os Goiabeiras. O documentário mostra essa experiência musical e, em especial, seu caráter inclusivo.
Reprises: 23/10, às 22h30 | 25/10, às 22h30 | 27/10, às 21h30
A ação dos trabalhadores da FESF-SUS, na Bahia, apresenta boas práticas e ações humanizadas que mostram um SUS que dá certo. As filmagens ocorreram em unidades de saúde e casas de pacientes em diversas localidades, retratando serviços sob gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Reprises: 30/10, às 22h30 | 2/11, às 22h30 | 4/11, às 21h30
Câncer de mama, você conhece alguém que já desenvolveu essa doença? Sabe quais são os fatores de risco? É possível evitar? Conhece os índices da doença em nosso país? A obra busca esclarecer essas e outras dúvidas mediante entrevistas com especialistas.
Reprise: 31/10, às 23h
Trecho do filme "Mudando o Mundo"
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar