">
Como parte do acordo de cooperação entre a Fiocruz e o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS), vinculado ao ministério da saúde do país africano, o gestor do Portal do INS, Jacinto Nhancale, está em visita técnica à Fiocruz, de 14 a 26/10. No Icict, ele fará reuniões de trabalho com as equipes do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC), do Multimeios, da Rede de Bibliotecas da Fiocruz e da Biblioteca Virtual em Saúde. A proposta é dar continuidade às ações de colaboração em informação e comunicação em saúde iniciadas em 2011.
O objetivo das reuniões de trabalho, principalmente no CTIC e Multimeios, respectivamente, é contribuir para o processo de reformulação do Portal do INS e a renovação do projeto gráfico da Revista Moçambicana de Ciências da Saúde. Jacinto também aproveitará a visita para conhecer de perto o funcionamento da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Invoação em Saúde (Reciis/Icict), bem como das revistas Trabalho, Educação e Saúde (EPSJV/Fiocruz) e Cadernos de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).Todas as ações desenvolvidas seguem o Plano Estratégico 2010-2014 do INS.
Em visita à Assessoria de Comunicação, Jacinto, hospedado na Casa Amarela, no campus da Fiocruz em Manguinhos, falou sobre sua primeira visita técnica à Fundação.
O objetivo principal é criar uma interação entre as duas instituições que concretamente me auxilie na gestão do portal do INS e da da revista científica que está sendo reformulada (Revista Moçambicana de Ciências da Saúde), lançada em 1982. Como a edição foi suspensa em 2010, queremos revitalizá-la. Para isso, contamos com o auxílio técnico dos profissionais do Multimeios, que estão fazendo um novo projeto gráfico para a publicação. Nossa expectativa é que se torne eletrônica, mas de início vamos publicá-la no site do INS em PDF.
Considero que é uma oportunidade de aprimorar meu trabalho como gestor do portal do INS (www.ins.gov.mz) e como auxiliar editorial da revista do INS, pois sou formado em História, não tenho formação em comunicação.
Em Moçambique temos muitas bibliotecas, mas que acompanham o ritmo de nosso desenvolvimento econômico e social. Portanto, o que posso ver aqui, pela dimensão, é que o conceito de biblioteca é proporcional ao rumo dos acontecimentos do século XXI, ou seja, vejo uma biblioteca no seu verdadeiro sentido. Conceber uma biblioteca dessa natureza, para nós em Moçambique, poderá levar alguns anos.
A expectativa é aproveitar ao máximo a ajuda de todos da Fiocruz e também transmitir aos colegas de Moçambique o que estamos aprendendo aqui.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar