Comitê de Usuários se integra à Seção de Obras Raras e Especiais

por
Graça Portela
,
15/10/2013

Uma reunião realizada na última sexta-feira (11/10) marcou a volta do Comitê de Usuários da Seção de Obras Raras e Especiais, da Biblioteca de Manguinhos. A ideia é que o grupo ajude a Seção a estabelecer prioridades para o tratamento dos 5.246 títulos de materiais, teses e livros, em um trabalho que envolve higienização, acondicionamento, pequenos reparos, catalogação e digitalização – processo necessário para formalizar o acesso a estas obras que datam, em sua maioria, de antes dos anos 1930.

A coordenadora da Seção, Maria Claudia Santiago, fez uma apresentação ao Comitê de Usuários, grupo formado por especialistas que pesquisam ou são conhecedores das áreas do acervo, contendo listagens de livros e teses brasileiras que não passaram pelo processo de tratamento técnico. O material está localizado na Seção de Obras Raras e Especiais, no Castelo Mourisco, campus da Fiocruz, em Manguinhos. Segundo a coordenadora da Seção, todo o acervo tem cerca de 30 mil volumes. “Estamos revendo este número com o trabalho de organização física do acervo”, explica Maria Claudia.

A reunião contou com a presença de Paulo Garrido, coordenador, e Fátima Duarte, ambos da Biblioteca de Manguinhos; Fátima Martins, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz; e Maria Claudia Santiago (Biblioteca de Manguinhos), Maria Rachel Fróes da Fonseca e Gisele Sanglard, da Casa de Oswaldo Cruz (COC); Maria Goreti Rosa Freitas e Darcílio Fernandes Baptista, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC); e Tarcila Peruzzo, da Seção de Obras Raras e Especiais.

Segundo Maria Claudia Santiago, coordenadora da Seção, o Comitê já havia sido formado antes, porém ficou um tempo inativo: “a importância da retomada do Comitê é a aproximação com o usuário da Biblioteca, atenção às novas demandas que estão surgindo e o fomento de assuntos relacionados à dinâmica de trabalho e serviços oferecidos pela Biblioteca de Manguinhos”, explica. A coordenadora afirma que “no caso específico do Comitê de Usuários para a Seção de Obras Raras, estamos visando, neste momento, a formulação de estratégias de trabalho para tratamento do acervo. Temos a intenção de agregar novas pessoas e tentar contemplar a maioria das áreas de conhecimento”, afirma.

Inicialmente, o Comitê se debruçará sobre 1.335 títulos de livros, 2.051 títulos de teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (FMRJ/UFRJ), 747 títulos de teses da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA), 261 títulos de teses de São Paulo e 852 títulos de teses diversos. “O Comitê de Usuários não terá um funcionamento obrigatoriamente regular”, fala Maria Claudia.

O trabalho que será desenvolvido pelo Comitê de Usuários faz parte de uma nova estratégia de trabalho que está sendo desenhada, que é buscar o olhar do especialista para o acervo local. “Estamos formulando processos de trabalho para o tratamento técnico das obras e isso certamente terá desdobramentos, pois novas considerações sempre agregam valor às obras, principalmente com a contribuição dos pesquisadores”, explica Maria Claudia. “Com isso, podemos formular novas exposições e direcionamentos específicos para a digitalização de obras”, completa.

Apesar da dificuldade advinda justamente do número de materiais a serem tratados, daí a importância do Comitê de Usuários, que ajudará a definir as prioridades, há também um grande volume de trabalho em relação à organização física do acervo, por causa do grande volume. Maria Claudia acredita que o Comitê será fundamental para agilizar o trabalho e espera que mais pessoas se integrem: “estamos abertos a receber novos usuários da Fiocruz em nosso Comitê, porque a quantidade de material é imensa e temos uma gama muito grande de assuntos a serem pesquisados”, finaliza.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Exposição de obras raras mostra acervos especiais

Exposição traz materiais do século 20, como relatório de viagem de estudos de alunos, lâminas com preparação histológicas para estudo ao microscópio, dentre outros

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS