">
Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) têm um encontro marcado no dia 12/11, às 13h30, com a pesquisadora Adriana Aguiar, que falará sobre sua experiência como professora visitante na Escuela Andalusa de Salud Pública (EASP), em Granada, na Espanha, e na École des Hautes Études en Santé Publique, em Rennes, na França.
Realizada de final de abril a início de julho de 2013, a visita às universidades europeias durou três meses e rendeu a Adriana um aprendizado riquíssimo. Na palestra, a pesquisadora vai compartilhar a experiência: “pretendo apresentar o Europubhealth – European Public Health Master, contar um pouco das impressões sobre a EASP e o sistema de saúde espanhol, no qual venho pesquisando a formação de residentes, e analisar o Módulo de Integração do qual participei na França, pelo seu potencial inovador na pós-graduação stricto sensu”, explica a professora do PPGICS.
Apesar de ter superado “a primavera mais fria dos últimos anos na Europa”, Adriana não sentiu dificuldades de adaptação, pois, segundo ela, foi muito bem recebida e “valorizada”. “Eu era a única professora latino-americana, tanto estudantes como colegas se mostraram muito interessados nas perspectivas que aportamos”, explica.
No Programa, que é ministrado em espanhol e inglês, Adriana pode conhecer docentes europeus e norte-americanos. “Eles trabalhavam de maneira muito convergente com o que venho pesquisando no Icict”, explica a pesquisadora, que não viu muitas diferenças no ensino da pós-graduação do Brasil e da Europa. “Creio que a visão crítica que muitos de nós adotamos nas Ciências Sociais no Brasil e América Latina enriquecem o debate da Saúde Pública feito no Europubhealth, que envolve alunos de todo o mundo. Isto gerou bastante curiosidade e interesse sobre o tema das políticas públicas de saúde e a oferta de serviços de saúde pelo SUS”, explica Adriana Aguiar.
Mesmo assim, a pesquisadora do PPGICS destaca: “gostei muito do uso das plataformas eletrônicas para o ensino e da aplicação da Aprendizagem Baseada em problemas no Módulo de Integração (em Rennes)”, e completa: “inclusive desenvolvemos uma situação-problema sobre a integração ensino-serviços na formação de profissionais de saúde no Brasil. Os mestrandos fizeram um trabalho incrível com base em uma problemática real de nosso país”, explica.
Da experiência, Adriana Aguiar enxerga inúmeras possibilidades de trabalho no instituto. “O debate da Promoção da Saúde e as competências que demanda, e a importância da Comunicação na formação de profissionais são temas que identifico como mais permeáveis a um intercâmbio no curto prazo entre nossas instituições. Já conversei com a direção do Icict e com a coordenação do PPGICS sobre alguns possíveis cenários para o futuro”, afirma.
A palestra de Adriana Aguiar será às 13h30, no Prédio da Expansão da Fiocruz, sala 215, que fica na Avenida Brasil, 4.036, em Manguinhos.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar