Na aula inaugural do curso de especialização em informação científica e tecnológica em saúde, realizada dia 07 de março, os alunos puderam perceber o que os espera para os próximos doze meses de pós-graduação. Além de apresentar a ementa do curso e o fluxo de aulas, Cristina Guimarães, coordenadora da especialização, falou sobre a importância do diálogo e da troca de experiências entre os colegas como ferramenta para o trabalho dos pós-graduandos.
Durante a abertura, Janine Cardoso, vice-diretora de ensino do CICT, apresentou um breve panorama das atividades desenvolvidas pela Fiocruz, ressaltando a transversalidade do campo da informação e comunicação em saúde nas unidades da instituição. Janine disse que a apresentação da instituição é importante, uma vez que a palavra chave do curso é contexto. “Entender a complexidade da Fiocruz em seus diferentes campos de atuação é fundamental para a produção de conhecimento”, afirma Janine.
No início da tarde, os novos alunos foram convidados para uma visita guiada pela Fiocruz e depois, para assistirem a aula inaugural da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, onde ocorreu a palestra "A lógica do capital e a informação", tema de interesse dos pós-graduandos.