O Icict desenvolveu novas aplicações para o Atlas Água Brasil, um sistema digital de visualização e análise de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde que reúne 215 indicadores de sete bancos de dados diferentes, 123 variáveis e já recebeu mais de 20 mil visitas de 30 países. Os novos recursos contribuem para afinar a busca de dados e a produção de relatórios mais detalhados.
Além de alterações no texto sobre a metodologia, foram incluídos oito vídeos de explicação sobre como usar o sistema para facilitar o acesso de usuários menos experientes. A organização da lista de indicadores está agora subdividida em saneamento, qualidade da água e agravos de saúde e tanto a consulta por indicador como a comparação entre municípios preveem a geração de gráficos. As séries históricas das doenças, que antes podiam ser pesquisadas apenas entre 2000 e 2004, podem ser verificadas até 2007 ou 2009, dependendo do agravo selecionado. A ideia também é atualizar periodicamente a seção de notícias que, em breve, vai incluir comentários e análises.
Essas novidades foram divulgadas pelo coordenador do Atlas e vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Icict, Christovam Barcellos, no seminário “Saúde Ambiental” a ser realizado no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o encontro, que acontece entre os dias 25 e 29/9, é um representativo fórum latino-americano do setor que vai reunir cinco mil participantes, entre profissionais das áreas pública e privada atuantes no setor de saneamento ambiental em nível nacional e internacional.
De acordo com Barcellos, o evento é uma excelente oportunidade para apresentar as novidades do Atlas e discutir a temática. “O problema do saneamento no Brasil não está resolvido e está mudando de característica de um período para outro. Ainda são necessários investimentos estruturais”, diz ele.
Desenvolvido para auxiliar pesquisadores, gestores de saúde e sociedade civil a traçar um painel da água usada para consumo humano no País, o 'Atlas Água Brasil' é resultado de uma parceria do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS).
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1716
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1668
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/1608
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/1680
[7] https://www.icict.fiocruz.br/www.aguabrasil.icict.fiocruz.br