O Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) abriu suas portas para a comunidade durante o Fiocruz pra Você, evento que marcou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil, realizada no dia 20 de agosto. Além de abrigar um posto capaz de aplicar duas mil doses da vacina, a unidade ofereceu diversas atrações para crianças e pais.
“Além de cuidar da saúde, eles aproveitam para se divertir. É uma oportunidade de lazer que a gente não pode desperdiçar”, afirmou a dona de casa Denise da Silva, que levou o enteado Wellington, de três anos, para ser vacinado. Ansioso para conhecer o Castelo Mourisco e o Trenzinho da Ciência, o menino não conseguia esconder a pressa em ser vacinado. “Meu irmão já veio aqui e me contou tudo. Estou muito curioso, quero viajar de trenzinho logo”, repetia Wellington.
No posto, os pais também receberam material informativo sobre os perigos da intoxicação infantil e aprenderam como evitar que seus filhos se tornem vítimas. O estudante Renato Gonçalves, pai de Tainá, de dois anos, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas.
“É um risco muito grande, principalmente para crianças pequenas como ela. Até hoje nada aconteceu, mas temos que ficar atentos o tempo inteiro. É sempre bom aprender um pouco mais sobre como evitar esse tipo de acidente”, disse Renato.
No cybercafé, as crianças puderam jogar e navegar na internet, acompanhadas por monitores que ensinaram os primeiros passos no mundo dos computadores. A mostra de vídeos educativos organizada pelo CICT também fez sucesso entre a criançada. As dez sessões realizadas apresentaram desenhos animados e vídeos sobre meio-ambiente, reciclagem de lixo, cidadania e saúde.
“Os filmes são muito legais, aprendi muita coisa sobre lixo. E ainda ganhei um bambolê”, comemorou Grazielle, de sete anos.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1953
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1475
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/607
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/1888
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/1476
[8] https://www.icict.fiocruz.br/node/1529