Com a plena vigência desde maio de 2012 da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.572), num esforço de todas as suas unidades técnico-científicas e de serviços, a Fiocruz disponibilizou, no final do ano no Portal da instituição, a versão atualizada e ampliada da Carta ao Cidadão, documento recomendado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A Carta expressa os principais compromissos da Fundação no atendimento dos seus cidadãos-usuários, estudantes, profissionais de saúde e outras instituições, enumerando todas as atividades e serviços ofertados, com horários de atenção, telefones, endereços eletrônicos, procedimentos e requisitos.
Nesse ambiente da vigência da Lei de Acesso à Informação e na defesa permanente do princípio do acesso livre à informação e ao conhecimento científico, o Icict/Fiocruz aceitou o desafio de organizar, junto com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), em outubro de 2012, no Rio de Janeiro, com o tema “A sociedade em rede para a inovação e o desenvolvimento humano”. Sem dúvida, como um primeiro resultado já percebido, o Encontro tornou mais nítidas as interfaces necessárias e imprescindíveis entre os campos da informação e comunicação no afiançamento de uma sociedade mais democrática e inclusiva, que cada vez mais se pensa, se reconhece e atua em conexões e redes.
Ter aceito esse desafio e poder realizar com êxito o XIII ENANCIB junto com a ANCIB revelou-se uma aposta acertadíssima do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict/Fiocruz (PPGICS). Além da expressiva participação de pesquisadores (mais de 700), da qualidade dos mais de 300 trabalhos científicos apresentados no Encontro, foi instituído o Grupo de Pesquisa de Informação e Saúde sob a coordenação do Icict/Fiocruz, através do PPGICS, e estreitaram-se nossos laços de cooperação com o IBICT e com os programas de informação científica das universidades.
Neste ano de 2013, também comemoramos com imensa satisfação os 20 anos da existência do nosso programa de ensino, com o funcionamento ininterrupto e cada vez mais qualificado dos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização, coroado agora com o PPGICS, que vem cumprindo com qualidade todos os requisitos e prazos de formação e que, em breve tempo, já se tornou uma referência acadêmica para o campo. O presente de aniversário não poderia ser melhor: as defesas de teses da nossa primeira turma do doutorado, concluindo assim todo o ciclo formativo do PPGICS.
Festejamos, também, neste ano o 25° aniversário da criação da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que conta com grande reconhecimento de todos os nossos parceiros do SUS e tem desempenhado um importante papel na difusão e produção de audiovisuais em saúde, refletindo nas telas as vozes da população e dos profissionais de saúde, criando incentivos para os produtores independentes de audiovisuais em saúde através de concursos, mostras, festivais, parcerias, colocando a tecnologia da imagem em movimento a serviço da saúde dos brasileiros.
Há muito por fazer, mas o Icict tem demonstrado a sua capacidade de ousar, de construir sempre novos limites para a inovação e para o aperfeiçoamento do seu desempenho. Assim, organizamos e pusemos em marcha o nosso Centro de Estudos em 2012, com uma interessante programação científica realizada. Na fronteira da tecnologia da informação, começamos a adentrar no espaço da WEB 2.0, a participar institucionalmente e de forma intensiva das redes sociais. No fortalecimento da atividade de pesquisa, continuamos avançando no nosso Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, entre outras iniciativas, com resultados bastante promissores.
Este número da INOVA procura apresentar aos leitores esse conjunto de iniciativas e programas em desenvolvimento, que conformam o perfil dinâmico e inovador do Icict hoje e que reafirmam o seu compromisso com o SUS.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/content/inova-icict-20131
[2] https://www.icict.fiocruz.br/inova-icict
[3] https://www.icict.fiocruz.br/../inova-icict
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F3267
[5] https://www.facebook.com/fiocruz.icict
[6] https://twitter.com/Icict_Fiocruz
[7] https://www.icict.fiocruz.br/./editorial
[8] https://www.icict.fiocruz.br/./ci%C3%AAncia-da-informa%C3%A7%C3%A3o-para-inclus%C3%A3o-social
[9] https://www.icict.fiocruz.br/./lei-de-acesso-%C3%A0-informa%C3%A7%C3%A3o
[10] https://www.icict.fiocruz.br/./novas-tend%C3%AAncias-para-ci%C3%AAncia-da-informa%C3%A7%C3%A3o
[11] https://www.icict.fiocruz.br/./icict-na-web-20
[12] https://www.icict.fiocruz.br/./incentivo-%C3%A0-pesquisa
[13] https://www.icict.fiocruz.br/javascript%3Ahistory.go%28-1%29