Com a consolidação do Serviço de Comunicação Visual do Icict como uma área estratégica da instituição, outras unidades da Fiocruz têm procurado o setor para o estabelecimento de parcerias. Em 2011, o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (CRIS), Paulo Buss, solicitou à equipe o desenvolvimento da programação visual de duas relevantes iniciativas globais: a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde e o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS).
A então chefe do Serviço de Comunicação Visual do Icict, Marilene Cardoso, destaca que nestas parcerias o setor supera a atuação de prestador de serviços. “Os trabalhos não significaram apenas a produção de logomarcas, mas o desenvolvimento de toda a programação visual das duas iniciativas, o que comprova a expertise do setor na área da comunicação visual em saúde”, reconhece Marilene.
Para definir a identidade visual das iniciativas, diferentes propostas foram desenvolvidas e apresentadas à Fiocruz e à Organização Mundial da Saúde (OMS), para definição de logomarcas, programação visual dos sites e elaboração de todo material relativo à papelaria. Durante este processo, equipes internacionais da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, da OMS e da Organização Panamericana de Saúde (Opas) conheceram o Serviço de Comunicação Visual do Icict e a equipe que trabalha na unidade – importante passo para estreitar as relações entre as instituições.
Responsáveis pelo planejamento e execução dos trabalhos, os programadores visuais Mauro Campello e Mara Lemos têm 25 anos de experiência na Fiocruz e já desenvolveram diversos projetos visuais na área da saúde. Ambos destacam que o processo criativo para criação da logomarca da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde durou dez dias e que foi preciso elaborar cinco propostas até chegarem à versão final da logo.
A equipe também participou da elaboração do slogan do evento: “Todos pela Equidade”. Mauro conta que, seguindo a proposta do evento de refletir sobre o acesso à saúde, a dupla criou uma imagem para simbolizar os diversos grupos sociais existentes. “Pensamos em um planeta com milhares de pessoas, muitas ainda – representadas pela cor cinza – precisando ser incluídas”, revela. Mara acrescenta: “Disseram que entendemos o espírito da Conferência e o representamos na logomarca”.
Marilene avalia que o ano de 2011 foi de muitas conquistas e realizações. “Esperamos que esses projetos abram as portas para que o Serviço de Comunicação Visual do Icict se firme como um escritório de design em saúde”, comemora.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/content/inova-icict-2011-0
[2] https://www.icict.fiocruz.br/inova-icict
[3] https://www.icict.fiocruz.br/../inova-icict
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F3552
[5] https://www.facebook.com/fiocruz.icict
[6] https://twitter.com/Icict_Fiocruz
[7] https://www.icict.fiocruz.br/./editorial-2011
[8] https://www.icict.fiocruz.br/./entrevista-com-sergio-amadeu-inova-icict-2011
[9] https://www.icict.fiocruz.br/./capa-inova-icict-2011-25-anos-de-inova%C3%A7%C3%A3o-e-ci%C3%AAncia-livre-para-o-sus
[10] https://www.icict.fiocruz.br/./mem%C3%B3ria-institucional-online
[11] https://www.icict.fiocruz.br/./design-em-sa%C3%BAde
[12] https://www.icict.fiocruz.br/./um-cineasta-para-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica-brasileira
[13] https://www.icict.fiocruz.br/./no-caminho-certo
[14] https://www.icict.fiocruz.br/./teste-in%C3%A9dito-no-pa%C3%ADs-%C3%A9-utilizado-para-estimar-consumo-de-drogas-pesadas-em-curitiba
[15] https://www.icict.fiocruz.br/./uma-pesquisa-sobre-sa%C3%BAde-do-brasileiro
[16] https://www.icict.fiocruz.br/./brasil-ganha-registro-internacional-de-ensaios-cl%C3%ADnicos
[17] https://www.icict.fiocruz.br/./pela-seguran%C3%A7a-do-paciente
[18] https://www.icict.fiocruz.br/./informa%C3%A7%C3%A3o-comunica%C3%A7%C3%A3o-e-sa%C3%BAde-em-escala-global
[19] https://www.icict.fiocruz.br/./henrique-leonel-lenzi-dedica%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica-brasileira
[20] https://www.icict.fiocruz.br/javascript%3Ahistory.go%28-1%29