A VideoSaúde exibirá, neste mês, três documentários do catálogo do selo Fiocruz Vídeo. São distintas abordagens e temas levando informações sobre saúde. Ao longo de dezembro, acompanhe: "Saúde em trânsito", que aborda pedestres, acidentados e profissionais debatendo as causas e sequelas da violência no trânsito; “Crack, repensar”, que desarma os argumentos preconceituosos, desmistificando uma realidade sobre o vício e amparo aos usuários. Para encerrar a programação, uma reflexão sobre a anemia falciforme, uma condição hereditária que atinge, em sua maior parte, a população negra, com relatos delicados sobre situações rotineiras na vida dessas pessoas em "Meia Lua Falciforme".
A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que aponta que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do país.
O filme aborda a violência no trânsito, problema de saúde pública no Brasil, e traz depoimentos de profissionais da área da saúde, de pedestres e de vítimas de acidentes de trânsito.
Reprise:
6/12, terça-feira, às 2 horas
O documentário traz relatos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública, acadêmicos, gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas em nossa sociedade.
Reprise:
20/12, terça-feira, 2h30
Olhos e ouvidos atentos para relatos carregados de emoção sobre a doença falciforme, predominante na população afrodescendente, abordando o racismo que impede um melhor tratamento. Apresenta o que é a enfermidade, como os pacientes podem ser melhor atendidos e traz as situações reais que enfrentam.
Reprise:
27/12, terça-feira, 2 horas