O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi apresentado durante o encontro | Foto: Raquel Portugal (Multimeios/Icict)
A fim de fortalecer ainda mais os vínculos entre Ensino e suas demais linhas de atuação, o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) reuniu, nos dias 1º e 2 de março, trabalhadoras e trabalhadores durante o I Encontro de Educação. Promovido com o objetivo de reafirmar a unidade como lócus de formação de profissionais e acadêmicos no campo da comunicação e saúde, o evento foi realizado no quarto andar do campus Maré, local que está consolidado pela Fiocruz como o espaço das atividades de ensino do Icict [3]. O encontro, que contemplou palestras, debates e oficinas, também apresentou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Icict, documento que expressa a proposta educacional do Instituto nos campos da comunicação e da informação em saúde.
▶️ Confira aqui a galeria de fotos do evento [4] ◀️
Ao abrir a programação, o diretor do Icict Rodrigo Murtinho destacou que o dia tinha vários e importantes significados. "Esse encontro é a síntese e o coroamento de tudo aquilo que o Icict sempre fez e propôs na área da Educação", enfatizou. Para ele, o ensino encarna o trabalho árduo de integração da unidade, representando um projeto institucional que vem sendo construído coletivamente. "Com sua trajetória de mais de três décadas entrelaçada à história do próprio Instituto, o Ensino é responsável por ações estruturantes para o desenvolvimento do Icict. Seus cursos, atividades, pesquisas e publicações não apenas têm colaborado para a qualificação de milhares de pesquisadores e de profissionais de saúde. Mas, também, para fomentar o cruzamento de campos científicos, de saberes e de visões de mundo em prol de uma sociedade mais equânime e democrática", afirma Murtinho, no texto de apresentação do PPP.
As vice-diretoras do Icict também participaram da mesa de abertura do evento: Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino, Mônica Magalhães, vice-diretora de Pesquisa, Tania Santos, vice-diretora de Comunicação e Informação, e Ingrid Jann, vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Bonfim apresentou a programação e os objetivos do encontro, refletindo sobre a missão educacional da unidade. Ela falou sobre a sustentabilidade das atividades de ensino e seus impactos nos processos acadêmicos e pedagógicos. "O I Encontro de Educação também se soma a essa ideia dos avanços pedagógicos que nós conquistamos", destacou. Ela listou ainda importantes melhorias dos últimos anos, como o núcleo de acompanhamento e apoio pedagógico, o aprimoramento do processo formativo com o uso de ferramentas de mediação tecnológica.
A vice-diretora de Ensino comentou ainda sobre as perspectivas e desafios para o futuro, que incluem pontos fundamentais a serem debatidos e avançados, incluindo a formação sobre diversidade de gênero, acompanhamento dos estudantes, enfrentamento às desigualdades e formação e criação da Comissão Biopsicossocial. Mel Bonfim listou também importantes iniciativas já implantadas pelo Icict, como a apropriação da Política de Ações Afirmativas da Fiocruz, a parceria com o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, a parceria com o GT de Acessibilidade do Icict, a retomada da Agenda Antirracista, entre outras.
O primeiro dia de atividades contemplou ainda duas palestras de convidados externos. Na parte da manhã, Luis Thiago Freire Dantas, doutor em Filosofia e professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), apresentou Educação e Currículo: Dialogar com a Filosofia Africana. Na palestra, o docente falou sobre a descolonização curricular, abordando uma geografia do pensamento a partir da filosofia africana.
À tarde, Rita Maria Lino Tarcia, doutora em Linguística e professora do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conversou sobre os desafios e potencialidades da educação à distância. Ela deu exemplos a serem utilizados em sala de aula e abordou temas como o processo híbrido de ensino e aprendizagem, contemplando as práticas pedagógicas mais flexíveis, os novos caminhos criados pela pandemia de Covid-19, os contextos culturais da contemporaneidade e a tecnologia como potencializadora de competências.
Rita Maria Tarcia (Unifesp) e Luis Thiago Dantas (Uerj) palestraram no evento | Fotos: Raquel Portugal (Multimeios/Icict)
Para encerrar a programação do primeiro dia do encontro, Wagner Oliveira fez uma apresentação sobre a VideoSaúde Distribuidora [5], plataforma audiovisual coordenada pelo Icict, e a equipe do Campus Virtual Fiocruz [6] apresentou a ferramenta de aprendizagem voltada à educação em saúde.
O segundo dia do Encontro de Educação agregou oficinas ministradas por profissionais do próprio Icict. As atividades foram voltadas para trabalhadoras e trabalhadores da unidades que puderam aperfeiçoar e refletir sobre ações e ferramentas de trabalho utilizados no dia a dia. A oficina Ferramentas Educacionais, ministrada por Valéria Machado, abordou o uso de ferramentas como "Miro" e "Mentimeter" para auxiliar o professor em aulas online.
A oficina Escrever simples: ideias para uma comunicação mais acessível foi conduzida por Juliana Krapp e Renata Rezende, que mostraram como redigir textos claros, atraentes e com objetividade. A oficina abordou alguns vícios comuns à escrita acadêmica e institucional, refletindo sobre formas de se comunicar com uma linguagem mais simples, criativa e potente.
Currículos Lattes: atualização com ênfase nos principais pontos avaliados pela Capes foi coordenada por Tarcila Peruzzo, que deu uma série de orientações para o preenchimento adequado dos diversos menus do Currículo Lattes.
Por fim, a oficina Avaliação de Aprendizagem, conduzida por Mel Bonfim, teve como objetivo promover uma reflexão teórica e um momento de atividade prática sobre o alinhamento didático entre objetivos de aprendizagem e a avaliação.
Diretoria do Icict na abertura do evento | Foto: Raquel Portugal (Multimeios/Icict)
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.icict.fiocruz.br/content/campus-mare-icict-recebe-visita-tecnica-para-consolidar-novo-projeto-de-ocupacao-de-espaco
[4] https://www.icict.fiocruz.br/content/i-encontro-de-educacao-do-icict-0
[5] https://videosaude.icict.fiocruz.br/
[6] https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/
[7] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7569
[8] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-1_0.jpg
[9] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-3.jpg
[10] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-6.jpg
[11] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-11.jpg
[12] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-10.jpg
[13] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-12.jpg
[14] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-14.jpg
[15] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-15.jpg
[16] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-16.jpg
[17] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-17.jpg
[18] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-18.jpg
[19] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-20.jpg
[20] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-21.jpg
[21] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-22.jpg
[22] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-23.jpg
[23] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-38.jpg
[24] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-41.jpg
[25] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-40.jpg
[26] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-45.jpg
[27] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-46.jpg
[28] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-48.jpg
[29] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-49.jpg
[30] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-50.jpg
[31] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/1o_encontro_de_educacao_do_icict_-52.jpg
[32] https://www.icict.fiocruz.br/javascript%3Avoid%280%29%3B
[33] https://www.icict.fiocruz.br/node/7532
[34] https://ppgics.icict.fiocruz.br/