Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
O Ministério da Saúde (MS) lança hoje, quinta-feira (18/5), às 15h, em Brasília, a campanha alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5). A iniciativa simboliza a união de esforços para proteger a vida de milhões de crianças em todo o mundo. O objetivo é conscientizar e estimular a sociedade para o ato da doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil. O coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprigio Guerra de Almeida, estará presente no evento.
As celebrações da Rede Global de Bancos de Leite Humano tiveram início em janeiro, com o lançamento do edital para escolha do slogan em favor da data. O slogan escolhido foi “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno!”.
Para assistir a solenidade do Ministério da Saúde ao vivo, o link é bit.ly/youtube-ms-campanha-nacional-de-doacao-de-leite-humano [3]
Pensando em ampliar suas ações de promoção da doação de leite humano, o Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realiza, durante todo este mês de maio, o curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno para os profissionais do Instituto, e no dia 23/5/23 promoverá um evento de celebração com as mães doadoras e mães dos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal do IFF/Fiocruz.
A iniciativa visa conscientizar e estimular a sociedade para o ato da doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil.
O dia foi instituído com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Além do Dia Nacional, foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana do dia 19 de maio. Nas últimas décadas, a experiência brasileira se tornou um modelo de referência mundial, servindo como base para a criação da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Até o momento, o esforço de cooperação técnica já resultou em projetos de implantação de BLHs e colaboração com nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica, África e mais recentemente países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), agora mobilizados para a comemoração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
Com sede no IFF/Fiocruz, localizado no bairro Flamengo, no Rio de Janeiro, é a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, sendo composta por 228 BLHs em operação, sendo que cada um dos 26 estados e o Distrito Federal possui pelo menos um. Além disso, compõem a iniciativa 240 postos de coleta de leite e a coleta domiciliar, disponível em alguns estados.
As mães em fase de amamentação, interessadas em doar ou que precisem tirar dúvidas, podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) do IFF/Fiocruz: 0800 026 8877, (21) 2554-1703 ou WhatsApp: (21) 9 8508-6576.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.youtube.com/watch?v=zvEUpb8Z8Uk
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7694
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/7625
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/7627
[7] https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh