Mesa de lançamento do Observatório do SUS | Foto: Gutemberg Brito (IOC/Fiocruz)
A Biblioteca de Manguinhos recebeu na segunda-feira (10/7) o lançamento do Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz), que funcionará como um espaço de discussão sobre a conjuntura política da saúde, seus avanços e principais desafios, assim como de apresentação e visibilidade de experiências bem-sucedidas, inovadoras e fortalecedoras do sistema único de saúde brasileiro. O evento contou com a palestra O SUS: sob ameaça ou diante de uma janela de oportunidade?, com a participação do sanitarista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gastão Wagner de Sousa Campos.
Na abertura, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, definiu o Observatório do SUS como um espaço institucional que mobiliza nossa capacidade de análise, prospecção e reflexões sobre a elaboração de políticas públicas voltadas ao sistema público de saúde, reconhecido como a política de maior inclusão e alcance social do país. “Esse não é um processo isolado. Ele se estabelece em uma relação dialógica com a sociedade, sobre a qual a política pública incide. A dimensão continental do Brasil, as relações interfederativas do sistema único de saúde e a complexidade do próprio tema ‘Saúde’ trazem um desafio importantíssimo para esse Observatório: dar dimensão nacional a uma análise que possa observar, escutar e apreender como a política se desdobra em diferentes territórios e populações”, afirmou.
O Observatório vai reunir diferentes atores da sociedade brasileira em frequentes debates sobre os avanços e desafios do sistema público de saúde. Entre as principais atividades que serão desenvolvidas estão: a análise dinâmica de conjuntura e o acompanhamento de políticas de saúde; o mapeamento e difusão de estudos e formulações-chave; a identificação de experiências significativas para o SUS; a produção de materiais; a realização de eventos; e ações de comunicação.
“Seu papel é poder ampliar a aprofundar o debate sobre a gestão participativa. Ela precisa ser olhada, aprofundada e inovada no contexto em que estamos vivendo no país”, defendeu o diretor da ENSP, Marco Menezes. Também participaram da cerimônia o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Eduardo Melo; o assessor especial do Ministério da Saúde, Valcler Rangel; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), Maria Augusta Ferreira; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Mychelle Alves; e o representante do Fórum de Estudantes da ENSP, Bruno Cesar Dias.
▶️ Assista ao vídeo com a íntegra do lançamento: