Capa do livro | Editora e-Papers
Com o objetivo de “contribuir para o reconhecimento de que as ciências sociais (sociologia, antropologia, ciência política) e as filosofias, não sejam pensadas como uma ameaça, mas sim como recursos epistêmicos potentes para a intervenção na sociedade”, o pesquisador Carlos Saldanha, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS)/Icict, lançou o segundo volume do livro “Pensamentos ecológicos: caderno epistêmico II [3]”.
A publicação analisa a obra dos cientistas sociais e filósofos Bernard Charbonneau, Jacques Ellul, Ivan Illich e Cornelius Castoriadis, autores que “elaboraram pensamentos ecológicos relevantes para se pensar o tempo presente da Era do Capitaloceno”, era esta que surge “como uma crítica da noção de Antropoceno, ao considerar que a ação humana é sempre perpassada por relações políticas e econômicas de poder e desigualdades no contexto do capitalismo global”, como explica um artigo publicado pela revista Humboldt, do Goethe Institut.
Os cientistas sociais e filósofos fazem, em suas obras, “um inventário dos custos do progresso, indo muito além de uma crítica apenas à economia capitalista, dando conta de uma lógica mais global para a apreensão do mundo humano e natural”. Além disso, como bem destacado no texto de apresentação, eles fazem uma “crítica da modernidade”, propondo “chaves de leitura para o desenvolvimento na constituição de um novo universo de sujeitos, de ideias, de instituições, artes, tecnologias, ciências e relações sociais para uma civilização ecológica.”
Publicada pela editora e-Papers, o livro complementa o primeiro volume “Pensamentos ecológicos: caderno epistêmico I” que analisou os textos de Günther Anders, Hannah Arendt, Murray Bookchin, Lewis Mumford, André Gorz, Nicholas Georgescu-Roegen e Bruno Latour.
Carlos Saldanha é autor de outras publicações que dialogam com a ecologia, o meio ambiente, a saúde e assuntos correlatos. São seus: “Meandros do Meio Ambiente” (volumes 1 e 2); “Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade”; “Olhares acadêmicos sobre a invenção e a descoberta nas ciências”; “Ciências, Politicas Públicas e Sociedade Sustentável”, "Animais na sociedade brasileira", dentre outros. Esses e os demais livros de Carlos Saldanha podem ser adquiridos no site da editora e-Papers [3].
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=3475&promo=7
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7877
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/44
[6] http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=3475&promo=7
[7] https://www.goethe.de/prj/hum/pt/dos/kos/21539326.html#:~:text=O%20Capitaloceno%20surge%20como%20uma,no%20contexto%20do%20capitalismo%20global.