Como construir uma sociedade anticapacitista? A partir dessa pergunta será construído o debate do 18º episódio do programa ECOAR - Diálogos de Cidadania, que irá ao ar nesta quarta-feira (13/9), às 14h.
O tema é amplo e urgente. Durante o debate serão abordados os diferentes aspectos do capacitismo, revelados nas relações sociais e na falta de acessibilidade, por exemplo. O programa também mostrará como as pessoas com deficiência enfrentam essa realidade e o que as pessoas sem deficiência podem fazer para colaborar com mudanças de pensamento e atitude.
Ao ressaltar a relevância da informação de qualidade no combate ao capacitismo, o debate dará destaque ao Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), uma plataforma de dados que desempenha um papel fundamental na formulação de políticas públicas, na condução de pesquisas e no empoderamento da população por meio da informação. O SISDEF oferece informações essenciais para o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas sobre acessibilidade.
Com apresentação de Tuca Munhoz, o 18º episódio do ECOAR receberá como convidadas a nutricionista Catarina Oliveira, que trabalha com inclusão de pessoas com deficiências na Associação Salvador e na AccessLab, e é a criadora do projeto @especierarasobrerodas; e a assistente social Fábia Halana Pita, membro do coletivo Serviço Social Anticapacitista e idealizadora do perfil @nossolugarpcd.
As discussões sobre capacitismo estão presentes no segundo eixo do novo Plano Viver sem Limite, que tem como objetivo valorizar e respeitar as pessoas com deficiência, em oposição ao histórico apagamento e silenciamento desse grupo de pessoas. O plano, lançado em 2011, está passando por uma reestruturação pelo atual Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania por meio de consulta pública.
O programa conta com autodescrição feita pelos participantes, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendagem ao vivo.
18º episódio do Programa ECOAR - Diálogos de Cidadania:
Tema: “Como construir uma sociedade anticapacitista?”
Data: 13 de setembro (quarta-feira), às 14h.
Como assistir: transmissão ao vivo nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz [3] e da UNIFASE [4] no YouTube.
Contato: sugestões de pauta e comentários podem ser encaminhados pelo e-mail ecoar.nippis@gmail.com [5].
Assista aqui:
Sobre o ECOAR
O ECOAR - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS) realizado conjuntamente com o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) e o Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE). O programa é produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, e busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.youtube.com/@VIDEOSAUDEFIO/streams
[4] https://www.youtube.com/results?search_query=unifase
[5] mailto:ecoar.nippis@gmail.com
[6] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7914