O livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde [3], que conta com a organização e a autoria de pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), é um dos finalistas do Prêmio Abeu 2023, na categoria Ciências da Vida. Christovam Barcellos é um dos organizadores e Diego Xavier e Renata Gracie estão entre os autores da obra, lançada em 2022 pela Editora Fiocruz. Os três integram o Observatório de Clima e Saúde, coordenado pelo Icict/Fiocruz. Barcellos e Gracie também são docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict).
Realizado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), o prêmio reúne nove categorias e anunciará os vencedores no dia 17 de novembro, durante cerimônia em São Paulo. Além de Mudanças Climáticas..., a Editora Fiocruz está indicada com outros dois livros: Vozes indígenas na Saúde: trajetórias, memórias e protagonismos, também na categoria Ciências da Vida, e o e-book Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde, finalista na categoria Projeto Gráfico.
Ambos os títulos estão disponíveis para download gratuito na Porto Livre [4], portal de livros em acesso aberto, e no Arca [5], Repositório Institucional da Fiocruz. As duas plataformas são coordenadas pelo Icict/Fiocruz.
➡️ PORTO LIVRE: Vozes Indígenas na Saúde [6]
➡️ ARCA: Vozes Indígenas na Saúde [7]
➡️ PORTO LIVRE: Covid-19: desafios para a organização [8]
➡️ ARCA: Covid-19: desafios para a organização [9]
Covid-19: desafios para a organização... conta com o capítulo "Cenários de Regionalização para Atenção Hospitalar à Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro", escrito por Ricardo Antunes Dantas de Oliveira, Francisco Viacava, Anselmo Rocha Romão, Mônica Martins, Carolina de Campos Carvalho e Caio de Paula Peixoto. O artigo reúne pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto de Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde [10] (Proadess), projeto do Laboratório de Informação em Saúde do Icict/Fiocruz.
Com linguagem acessível e pautada na ciência, o livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde busca dar contribuições para o público sobre um tema fundamental, contribuindo com estratégias para aumentar a resiliência do setor Saúde e das comunidades em face das mudanças climáticas e seus impactos. A obra mostra que mudanças ambientais e climáticas interagem entre si, abordando como a complexa relação entre saúde e ambiente vem sendo cada vez mais discutida.
Apesar de avanços na saúde e considerando um aumento na expectativa de vida no Brasil, diversos estudos apontam que, nas últimas décadas, desequilíbrios ambientais têm causado efeitos negativos à sociedade, afetando direta e indiretamente a saúde humana. Composto por 12 capítulos, o título reúne cerca de 30 especialistas das mais diversas áreas. Além de Barcellos, o livro foi organizado por Carlos Corvalán (Universidade de Sydney, Austrália) e Eliane Lima e Silva (Universidade de Brasília). "É através desses capítulos que nós vamos conhecer alguns casos de desastres, como secas, inundações, deslizamentos de terra, que têm afetado, direta ou indiretamente, a população. Alguns desses impactos são imediatos, causando óbitos e perdas materiais, mas vários deles são relacionados a questões de habitação estruturais, saneamento, organização social e política local, além da geologia e outras características do terreno", resume Christovam Barcellos.
O pesquisador titular do Icict é geógrafo e doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É coorganizador de outros dois títulos publicados pela Editora Fiocruz: o e-book gratuito Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde (2021) e Território, Ambiente e Saúde (2008).
📗 Editora Fiocruz: Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde [11]
Em 2020, o livro Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba [12] foi o grande vencedor do Prêmio Abeu na categoria Ciências da Vida. A obra é uma parceria entre a Editora Fiocruz e a Biblioteca de Manguinhos do Icict.
Essa é a nona edição do Prêmio Abeu, que foi criado em 2015. A premiação foi instituída para distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. Com a premiação, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias busca incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.
A novidade deste ano é a inclusão da categoria Literatura Infantojuvenil, em que concorrem obras de conteúdo ficcional, em prosa ou verso, destinadas ao público infantojuvenil, com enfoque em questões de caráter científico. Mais informações e lista completa de indicados no site: https://www.premioabeu.com.br [13].
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] http://www.livrariaeditorafiocruz.com.br/temas/saude-e-ambiente/mudancas-climaticas-desastres-e-saude
[4] https://portolivre.fiocruz.br/
[5] http://arca.fiocruz.br
[6] https://portolivre.fiocruz.br/node/2191
[7] https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55485
[8] https://portolivre.fiocruz.br/covid-19-desafios-para-organiza%C3%A7%C3%A3o-e-repercuss%C3%B5es-nos-sistemas-e-servi%C3%A7os-de-sa%C3%BAde
[9] https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51647
[10] https://www.proadess.icict.fiocruz.br/
[11] https://portal.fiocruz.br/livro/mudancas-climaticas-desastres-e-saude
[12] http://www.livrariaeditorafiocruz.com.br/colecoes/historia-e-saude/formulario-medico-manuscrito-atribuido-aos-jesuitas-e-encontrado-em-uma-arca-da-igreja-de-sao-francisco-de-curitiba
[13] https://www.premioabeu.com.br
[14] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7968
[15] https://www.icict.fiocruz.br/node/7266
[16] https://www.icict.fiocruz.br/node/5960
[17] https://portal.fiocruz.br/noticia/premio-abeu-2023-editora-fiocruz-e-finalista-com-tres-livros