Montagem: Ascom/Icict/Fiocruz
No mês de novembro, o Canal Futura, em parceria com a VideoSaúde Distribuidora, exibe vídeos sobre experiências práticas que envolvem os princípios da integralidade, equidade e universalidade do SUS.
Destaque para a temática de pessoas em situação de rua, abordada no documentário “TerritórioRua”, retratando a importância da escuta desses grupos tão vulnerabilizados, o que eles têm a dizer e qual o impacto das medidas de redução de danos em suas vidas? Nessa mesma linha, “População em
Situação de Rua” narra o trabalho de equipes que caminham pela comunidade do Jacarezinho, na zona Norte do Rio de Janeiro, buscando desenvolver atendimento humanizado e ações de acompanhamento voltadas às necessidades concretas de saúde naquela realidade cotidiana.
Eles não têm CEP. Vivem onde as pessoas estão apenas de passagem. Ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, abaixo de marquises e viadutos. Em escadas e vãos ao relento que levam a portas fechadas. São, muitas vezes, invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança neste estado de coisas.
O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares revelando a importância do SUS, de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende, mostrando os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.
Reprise: 16/11 às 20h30
O documentário apresenta as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas, destacando a beleza do parto natural.
O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo em que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. De atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.
Reprise: 23/11 às 20h30
Com o propósito de desfragmentar as áreas de saúde do município de Quissamã, no Rio de Janeiro, o projeto “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação em saúde” promove a comunicação entre eles, fomentando a educação em saúde.
Reprise: 30/11 às 20h30
O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho. Esta política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.