Oficina coordenada pelo WikiFAVELAS | Foto: Kio Lima/Abrasco
O Dicionário de Favelas Marielle Franco - WikiFAVELAS [3] coordenou, na terça-feira (31/10), uma oficina durante as atividades que antecederam a abertura oficial do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) de 1º a 3 de novembro.
A equipe do Dicionário, composta por Sonia Fleury (pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos - CEE/Fiocruz), por Marcelo Fornazin (pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública - Ensp/Fiocruz) e por Caíque Azael Ferreira da Silva, coordenador de produção de verbetes, ministrou a oficina Preservação de Memória e Histórias em Favelas no Brasil: a experiência do Dicionário de Favelas Marielle Franco.
De acordo com Marcelo, a atividade abordou temas fundamentais como os movimentos sociais e os grupos que produzem conhecimento nesses territórios. "As desigualdades das favelas são um tema importante dentro das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Com esse trabalho, damos relevância à produção de conhecimento a partir do conhecimento local desses grupos, além de ser uma oportunidade de divulgar essa tecnologia livre e colaborativa do WikiFAVELAS, como uma forma colaborativa, aberta e pública, para difundir novas realidades e versões sobre as favelas no Brasil e em outros lugares do mundo", explicou Fornazin.
Lançado em 2019, o Dicionário de Favelas Marielle Franco tem se dedicado a impulsionar ações de preservação de memórias em favelas e periferias do Brasil, como parte do compromisso com a expansão da cidadania e do direito à cidade. Sediado no Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), o projeto baseia-se na criação coletiva de um espaço virtual capaz de reunir e divulgar os conhecimentos sobre esses territórios de forma interdisciplinar, interinstitucional e plural.
Já são mais de 600 colaboradores cadastrados e milhares de verbetes compartilhados na plataforma, abarcando os mais variados temas, como cultura, sociabilidade, segurança, saúde, habitação, mídia, comunicação, juventude, relações étnico-raciais, violência, entre outros. Todos os conteúdos incluídos na plataforma do Dicionário de Favelas são chamados verbetes [4]. Há diferentes tipos de verbetes: textos, poemas, imagens, vídeos, filmes etc. Todos são desenvolvidos por usuários cadastrados e podem ser produzidos de maneira colaborativa.
➡️ Acesse o WikiFAVELAS [3]
Saiba mais sobre a abertura do 9º CSHS [5]
Ministra Nísia Trindade: conferência de abertura do 9º CSHS [6]
Cursos, oficinas e reuniões são esquenta para o 9º CSHS [7]
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://wikifavelas.com.br/
[4] https://wikifavelas.com.br/index.php/Wikifavelas:Verbetes
[5] https://abrasco.org.br/pernambuco-e-solo-fertil-abertura-do-9o-cshs-reune-cerca-de-mil-pessoas-em-recife/
[6] https://abrasco.org.br/nisia-trindade-sou-uma-ministra-sociologa-com-atuacao-no-campo-da-saude/
[7] https://abrasco.org.br/volteirecife-cursos-oficinas-e-reunioes-sao-esquenta-para-o-9o-cshs/
[8] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7989
[9] https://www.icict.fiocruz.br/node/7983
[10] https://www.cshs.org.br/