Por meio das imagens, a comunicação em saúde pode oferecer muito mais contexto e profundidade para a informação. Esse é um dos princípios do Fiocruz Imagens, um banco de fotografias, desenhos e ilustrações em acesso aberto, voltado para a divulgação da ciência, saúde e tecnologia.
Nos últimos anos, sua presença em publicações na internet veio crescendo, devido a alguns fatores, dentre eles a alta demanda por materiais informativos provocada por emergências sanitárias.
A mais recente delas foi durante a proliferação de casos de dengue em cidades brasileiras. Veículos como a National Geographic, recorreu ao banco para ilustrar o agente responsável pela transmissão da doença: o mosquito Aedes aegypti (confira a matéria no site da revista [3])
A reportagem utiliza fotos feitas com lentes macro, que alcançam um zoom de grande aproximação. Dessa forma, é possível conhecer detalhes do mosquito na natureza, e também nas fases de larva e pupa, observadas no laboratório. As imagens foram registradas por Raquel Portugal e Rodrigo Méxas do Multimeios/Icict.
Fotografia utilizada na reportagem ilustrada. Descrição da imagem: indivíduo macho do mosquito Aedes aegypti sobre uma folha verde, em zoom. Crédito: Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/Fiocruz Imagens.
“O banco de imagens oferece insumos visuais para a divulgação científica”, informa Raquel Portugal, que é fotógrafa do banco e administra o Fiocruz Imagens. Os materiais podem ser usados gratuitamente em diversos conteúdos, sejam jornalísticos, educacionais, informativos, dentre outros.
Durante a pandemia, o acervo foi de grande utilidade para a cobertura fotográfica das ações de distanciamento social, formas de prevenção, e também foi utilizado amplamente para mostrar a vacina contra a Covid-19 e os serviços de saúde prestados à população.
O banco tem buscado mapear temas emergentes nos debates da saúde pública, produzindo imagens alusivas a pautas que vem ganhando espaço nas coberturas midiáticas. Nesse último ano, foram publicadas novas imagens para temas como dignidade menstrual, cigarros eletrônicos e a vacina Qdenga, autorizada pela Anvisa para a prevenção da dengue.
Confira na galeria a reprodução de alguns dos destaques do Fiocruz Imagens em veículos de imprensa nos últimos anos.
Acesse o banco em fiocruzimagens.fiocruz.br [4]
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2024/04/como-e-o-mosquito-da-dengue-voce-sabe-a-diferenca-entre-ele-e-o-pernilongo-comum
[4] https://www.fiocruzimagens.fiocruz.br/
[5] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8285
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/5610