Atenta à importância da preservação digital, a VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz vem desenvolvendo métodos e práticas para assegurar que produtos audiovisuais conservem sua qualidade e se mantenham acessíveis ao longo do tempo. Em 2024 essa iniciativa conquistou reconhecimento internacional e um trabalho da distribuidora foi aprovado para a publicação nos dois principais eventos internacionais da área: a 55ª Conferência Anual da IASA, de preservação audiovisual, e a 20ª edição da Conferência Internacional sobre Preservação Digital (iPRES).
O trabalho intitulado Implementação de metadados de preservação para digitalização de documentos videográficos de saúde pública no Brasil, desenvolvido por João Guilherme Machado, Eliane Pontes e Cleomar Lopes, da VideoSaúde, e Miguel Márdero Arellano, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) [3], aborda aspectos técnicos da preservação de documentos audiovisuais, com destaque para a consolidação de um ecossistema de preservação baseado nas recomendações de sistemas próprios da área. No texto a ser apresentado, os autores explicam parte do processo desenvolvido:
“A VideoSaúde está desenvolvendo um Sistema de Gerenciamento de Preservação (SGP-VSD) que se integra ao software de preservação Archivematica. Esta integração visa possibilitar o controle do fluxo de digitalização do seu acervo físico (fitas magnéticas de diversos formatos) com gravação de metadados do histórico do processo de digitalização e extração de metadados técnicos, bem como a importação de metadados descritivos existentes sobre os materiais a serem digitalizado, com o objetivo de criar pacotes de informações OAIS robustos, confiáveis e interoperáveis, garantindo a preservação desse valioso patrimônio cultural da ciência e da saúde pública brasileira”.
Os autores ressaltam que a preservação digital é uma das ações que consolida a VideoSaúde Distribuidora como agente capaz de contribuir para a missão institucional da Fiocruz de valorização e fortalecimento do SUS. “Com a participação da distribuidora em ambas as conferências é possível constatar a visibilidade e importância dos trabalhos desenvolvidos pela VideoSaúde no que tange o desenvolvimento de ações estratégicas de preservação do patrimônio científico e cultural da Fiocruz alinhadas com as boas práticas no campo”, destaca Machado.
Ele também informa que todas as atividades da distribuidora estão alinhadas com as orientações e recomendações das principais normas internacionais e resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), além do arcabouço das políticas institucionais estabelecidas.
Machado lembra, ainda, a importância da preservação de dados para a sociedade em geral e explica: “A preservação digital é um elemento essencial para garantir que documentos, dados e informações produzidas em meio digital permaneçam acessíveis ao longo do tempo. Com isso, ela contribui para a garantia de direitos, para a transparência governamental e das relações empresariais e comerciais, além de contribuir para a preservação da história e cultura digital da sociedade”.
O trabalho será apresentado em ambos os eventos. Na iPRES, de 16 a 20 de setembro, em Ghent e Flandres, na Bélgica, será por Miguel Márdero Arellano, coordenador da Rede Cariniana do Ibict, parceiro de pesquisa e coautor do trabalho, que já estará presente no evento em função de outro trabalho. Na IASA, que será realizada de 23 a 26 de setembro, em Valência, na Espanha, a apresentação será remota.
A 20ª edição da Conferência Internacional sobre Preservação Digital (iPRES) reúne especialistas, profissionais, investigadores e decisores políticos no domínio da preservação digital para partilharem os seus conhecimentos, experiências e inovações. A iPRES é a principal conferência internacional sobre preservação digital, oferecendo uma plataforma única para a comunidade global interessada no assunto com vistas a:
• apresentar pesquisas inovadoras e projetos inovadores;
• compartilhar experiências práticas e melhores práticas;
• discutir tendências e desafios emergentes;
• colaborar em direções e soluções futuras.
Link do evento: https://ipres2024.pubpub.org/ [4]
A Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (IASA) e o L'Institut Valencià de Cultura (IVC) coordenam a organização da 55ª Conferência anual da IASA, de 23 a 26 de setembro de 2024, no Centro Cultural La Nau, da Universidade de Valência, na Espanha.
O objetivo desta conferência é destacar exemplos de interações e colaborações interdisciplinares no campo da preservação audiovisual, visando promover uma cultura de criatividade, inovação científica e parceria, especialmente em tempos de crise.
As contribuições para o ano de 2024 visam abordar reflexões e proposições que mergulhem em três conceitos principais:
Para quem é o arquivo?
Acervos audiovisuais sonoros em (tempos de) crise.
Objetos permanentes em contextos em constante mudança: adaptando-se ao avanço da tecnologia.
Link do evento: https://2024.iasa-web.org/ [5]
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.gov.br/ibict/pt-br
[4] https://ipres2024.pubpub.org/
[5] https://2024.iasa-web.org/
[6] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8361
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/3301
[8] https://www.icict.fiocruz.br/node/4244
[9] https://ipres2024.pubpub.org