Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
O 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC terminou dia 26 de julho e trouxe para o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict [3] mais uma premiação: a tese de Jânio Gustavo Barbosa,"Infraestrutura de informação na fronteira entre saúde e direito: ampliando o diagnóstico da judicialização no Brasil”, orientada por Maria Cristina Soares Guimarães e tendo como segundo orientador Clênio Jair Schulze, ganhou o segundo lugar, merecendo a menção honrosa do Prêmio EBBC 2024 de melhores Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.
Orientada por Cristina Guimarães, docente do programa de pós-graduação do Icict, a tese de Barbosa aborda o tema da judicialização da saúde, e traz “um protótipo, JUDJe (judje.com.br), orientado para ler, coletar, agrupar, classificar e disponibilizar dados de judicialização da saúde, especificamente, nos litígios em câncer, no estado do Rio de Janeiro, no período entre 2015 e 2021”. Concorreu também ao prêmio de melhor dissertação de mestrado “Ciência e sexualidade: a produção científica brasileira sobre atenção à saúde de mulheres lésbicas”, de Raquel da Silva Teixeira.
O evento contou também com a presença de Kizi Mendonça de Araújo, pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts/Icict) e vice-coordenadora do PPGICS, que mediou a sessão acadêmica "Avaliação da ciência: desafios contemporâneos e novas perspectivas", que contou com as palestras "A new time for Scientometrics", com Rodrigo Costas Comensãna, da CWTS/Universidade de Leiden/Holanda, e "Las revistas latinoamericanas en los circuitos globales de comunicación científica: indicadores y métricas de sus particularidades", com Diana Lucio-Arias, da Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia.
Imagem: Ao lado de Kizi Araújo (PPGICS), Jânio Gustavo Barbosa exibe o seu certificado de premiação. Acompanham, representantes do 9º EBBC | Foto: Comunicação 9º EBBC
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://ppgics.icict.fiocruz.br/
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8392
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/8287
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/44
[7] https://ebbc.inf.br/ebbc9/