Em 2024, foram mais de 11 milhões de casos de dengue na América Latina, um aumento de mais de 200% em relação a 2023. Esses dados mobilizaram a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) [3] e a Aliança Dengue [4], uma parceria global liderada por instituições de países endêmicos da doença, da qual a Fiocruz faz parte do Conselho Diretor da Aliança, para produzir um filme sobre o assunto.
O curta “Tratando um Planeta Febril: A Aliança Dengue” foi lançado no Rio de Janeiro, no início do mês de novembro, e contou com debate de especialistas, autoridades e pessoas impactadas pela doença. Entre os convidados, a coordenadora do Observatório de Clima e Saúde, Renata Gracie, o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, o médico infectologista e Diretor do Programa Global de Dengue da DNDi, André Siqueira, e a moradora do Morro dos Prazeres, Márcia Prazeres. Assista o filme abaixo:
O curta busca conscientizar o público sobre a necessidade urgente de tratamentos eficazes para a dengue, que ainda não existem. Além de Brasil, o filme explora os impactos dos surtos de dengue na Tailândia e Sri Lanka. Veja imagens do debate:
Da esq. para dir.: Márcia Prazeres, moradora do Morro dos Prazeres; André Siqueira (ao microfone), diretor do Programa Global de Dengue da DNDi; Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro; e Renata Gracie, coordenadora do Observatório de Clima e Saúde. Foto: Observatório de Clima e Saúde
Crédito: Renata Gracie fala durante o evento | Foto: Observatório de Clima e Saúde
Crédito: Daniel Soranz fala durante o evento | Foto: Observatório de Clima e Saúde
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://dndial.org/
[4] https://dndial.org/redes-regionais/alianca-dengue/#:~:text=A%20Alian%C3%A7a%20Dengue%2C%20lan%C3%A7ada%20em,e%20baratos%20para%20a%20dengue.
[5] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8590
[6] https://climaesaude.icict.fiocruz.br/