Dados da Unesco mostram que 33,3% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres [3], o que quer dizer que há uma pesquisadora para cada dois pesquisadores homens em atividade. Com o objetivo de apresentar a rotina de quem trabalha com ciência e estimular a entrada de mais meninas na área científica, a Fiocruz promove na próxima semana o evento Imersão no Verão 2025. A iniciativa, que ocorre desde 2019, acontece na semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro.
De segunda a quinta-feira (10 a 14/2), o campus de Manguinhos recebe 200 alunas do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro para uma programação que inclui visita aos laboratórios e ambientes de pesquisa da Fiocruz, com a presença de pesquisadoras, e mesas de debates e atividades culturais.
No dia 11, o Icict integra a agenda de conversas que ocupa o Auditório do Centro Administrativo Vinícius da Fonseca/Bio-Manguinhos. Às 10h acontece o lançamento do documentário “Ciência delas”, com direção e roteiro de Beatris Duqueviz (VPEIC/Fiocruz) e Daniela Muzi (VideoSaúde/Icict/Fiocruz), que conta a trajetória do Programa Mulheres e Meninas na Ciência a partir das personagens decisivas dessa história pela promoção da equidade de gênero na ciência. As trajetórias pessoais, profissionais e institucionais dessas mulheres se cruzam e se combinam transformando dúvidas, desejos e sonhos em oportunidades para futuras meninas cientistas.
Em seguida, às 10h30, Juliana Krapp (Icict/Fiocruz), Juliana Manzoni (COC/Fiocruz), Maria Aparecida dos Santos (Ensp/Fiocruz) e Mychelle Alves (INCQS/Fiocruz) participam da roda de conversa “Conquistas e desafios do ‘Mais Meninas na Ciência’: inclusão, diversidade e interseccionalidade”.
▶️ Assista à transmissão do segundo dia de atividades [4]
Nos dias 12 e 13, o Icict recebe um grupo de meninas em suas instalações. Dia 12, elas conhecem o trabalho realizado no Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), e no dia 13, elas visitam a Biblioteca de Manguinhos e participam de uma atividade do Núcleo de Jogos do Instituto e aprendem sobre a importância do Núcleo para a divulgação científica e promoção da saúde. Durante a visitação, elas poderão testar os principais jogos.
O evento Imersão no Verão é organizado pelo Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência [5], da Vice-Presidência de Informação, Educação e Comunicação (VPEIC). A primeira edição aconteceu em 2019, quando 900 alunas participaram das atividades dentro do campus da Fiocruz.
Confira, no e-flyer abaixo, a programação do Icict. As atividades são voltadas para grupos escolares previamente inscritos e selecionados em chamada pública.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.unesco.org/pt/days/women-girls-science
[4] https://www.youtube.com/watch?v=hHhjGOWM2F4
[5] https://portal.fiocruz.br/mulheres-e-meninas-na-ciencia
[6] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8687
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/6570