Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
Na sexta-feira, 21 de fevereiro, a aluna de mestrado do PPGICS, Marcia Fermiano de Sá Barreto, fará a sua defesa de dissertação. O tema é Tecnologias da Informação e Comunicação na educação permanente de enfermeiros em hospitais. Veja abaixo outras informações sobre a defesa.
Título: Estratégias para a utilização de tecnologias da informação e comunicação na educação permanente de enfermeiros em hospitais: uma revisão integrativa
Aluna: Marcia Fermiano de Sá Barreto
Orientador: Marcio Sacramento de Oliveira (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Segundo Orientador: Sérgio Ricardo Oliveira (PPGEPS/EPSJV/Fiocruz)
Banca:
Titulares
• Drª Bruna de Paula Fonseca e Fonsceca (PPGICS/Icict/Fiocruz)
• Drª Geilsa Soraia Cavalcanti Valente (EEAAC/UFF)
Suplentes
• Drª Viviane dos Santos de Oliveira Veiga (PPGICS/Icict/Fiocruz)
• Drª Camila Pureza Guimarães da Silva (EEAN/UFRJ)
Data: 21/02/2025 - 6ª feira | Horário: 10h
Local: Sala 403 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo: Este estudo investiga as estratégias para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação permanente em saúde, com ênfase nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Essas tecnologias são essenciais para aprimorar os métodos de ensino e melhorar a qualidade do cuidado ao paciente. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é identificada como uma estratégia vital para integrar conhecimento teórico e prático, proporcionando uma formação mais eficaz para os profissionais de saúde, especialmente enfermeiros.
Objetivo: Mapear na literatura vigente o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação permanente de enfermeiros em ambiente hospitalar.
Metodologia: O estudo adota uma abordagem exploratória-descritiva e qualitativa, utilizando a revisão integrativa para coletar e analisar dados. Foram analisados artigos científicos das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PUBMED, Web of Science, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e SCOPUS, com um período de busca de janeiro de 2019 a dezembro de 2023.
Os critérios de inclusão e exclusão foram definidos para garantir a relevância e qualidade dos artigos. O processo de revisão incluiu: (1) formulação da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura; (3) coleta de dados; (4) análise crítica dos estudos; (5) discussão dos resultados; (6) apresentação da revisão integrativa, conforme Ganong (1987).
Resultados: A revisão revelou estratégias para o uso das TICs na educação permanente de enfermeiros em hospitais, no período de 2019 a 2024, destacando a inovação tecnológica como essencial para superar desafios na saúde e melhorar a assistência. A análise teórica evidenciou lacunas na literatura e expandiu a pesquisa para incluir artigos sobre educação continuada.
A integração eficaz das TICs exige superar desafios e adotar práticas baseadas em evidências.
Discussão: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) destaca que a transformação do sistema de saúde exige mudanças tanto técnicas quanto processuais (BRASIL, 2014). A EPS é fundamental para o desenvolvimento contínuo dos enfermeiros, enfatizando a integração das TICs, como e-learning e simulações. No entanto, desafios financeiros e técnicos precisam ser superados para melhorar a formação e a qualidade dos serviços de saúde (BRASIL, 2022; OPAS, 2021, 2023).
Conclusão: A pesquisa confirma que as TICs são fundamentais para modernizar a educação e saúde, facilitando a atualização contínua dos profissionais. Contudo, persistem desafios como baixa adesão a programas, acesso desigual e resistência à mudança. A evolução da Educação Profissional em Saúde no Brasil aponta para uma formação mais integrada, mas revela erros conceituais entre educação permanente e continuada. Recomenda-se desenvolver estratégias eficazes, clareza terminológica e realizar novas investigações para melhorar a aplicação das TICs e superar as lacunas existentes.