Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
Na terça-feira, 29 de abril, a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Débora Vilar Melo, defenderá a sua dissertação que tem como título “Biblioterapia como prática integrativa complementar: uma revisão de escopo”.
A biblioterapia é uma técnica terapêutica que utiliza livros e a leitura como ferramenta para promover a saúde mental. Em sua dissertação, Débora apresenta o mapeamento da produção científica em biblioterapia e a sua relação com prática integrativa complementar (PIC).
A aluna, que é orientanda de Kizi Mendonça, professora do PPGICS e pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS).
Leia outras informações sobre a defesa abaixo.
Título: Biblioterapia como prática integrativa complementar: uma revisão de escopo
Aluna: Débora Vilar Melo
Orientadora: Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Banca:
Titulares
• Dra. Bruna de Paula Fonseca e Fonseca (PPGICS/Icict/Fiocruz)
• Dra. Carmen Pimentel (UFRRJ)
Suplentes
• Dra. Rosane Abdala Lins (PPGICS/Icict/Fiocruz)
• Dr. Marcos Leandro Freitas Hubner (UNIRIO)
Data: 29/04/2025 – 3ª feira | Horário: 13h30
Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo: Aborda a produção científica em biblioterapia pela revisão de escopo visando apresentar usos, conceitos e aplicações na assistência em saúde. Mapeia e caracteriza a produção científica em biblioterapia, investigando sua relação como prática integrativa complementar. Analisa o conceito abrangente de biblioterapia e suas aplicações, à luz das práticas integrativas complementares disponíveis no sistema único de saúde. Identifica as publicações e redes de colaboração relevantes na biblioterapia. Conclui que a revisão de escopo fornece subsídios para o fortalecimento do conhecimento científico sobre biblioterapia, destacando sua possível integração nas políticas públicas de práticas integrativas complementares. Aponta também limitações a serem consideradas na formulação dessas políticas.