">
As preucauções contra o COVID-19 devem e vão continuar. A pandemia é uma realidade! É sábio buscar informação confiável, proteger-se.
É dever de todos, estarmos devidamente orientados e ativos na promoção da saúde.
Em tempos de quarentena, mantenha-se conectado! Retome bons e velhos hábitos, em família. Procure aprender, recordar, e meditar juntos!
A programação de abril vem recheada de opções para as famílias com filmes que destacam o papel da ciência e da saúde pública.
Vamos iniciar o mês com a exibição de um filme histórico que retrata a perseguição a cientistas da Fiocruz. Foram dias difíceis, em meio a ditadura militar. Um grande abalo para a ciência brasileira! O filme relata a luta e resistencia dos 10 cientistas cassados. Não percam “O Massacre de Manguinhos”, de Lauro Escorel Filho.
Seguimos com a programação, exibindo “Rattus Rattus”, uma animação que retrata o Rio de Janeiro, em 1904, onde um garoto descobre uma forma de ganhar dinheiro caçando ratos e, também, a luta de Oswaldo Cruz contra a Peste Bubônica. Em “Febre Amarela”: conheça os vetores da doença, documentário onde pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz - IOC explicam sobre os transmissores e diferenças sobre os seus ciclos.
O curta -metragem “Homem Centenário” traz depoimentos de idosos relatando seus feitos, conquistas, limitações, filhos, trabalho e desejos.
“Chega de descaso” fala sobre a relação de Planos de Saúde privados com políticos e o impacto que causa no SUS e “Mercúrio: ribeirinhos em risco”, aborda a toxicidade de mercúrio em regiões da Amazônia que atinge os moradores ribeirinhos.
Finalizamos o mês com o documentário “Protagonismo trans” que apresenta o encontro de mulheres trans oriundas da Baixada Fluminense para debaterem sobre suas questões cotidianas.
O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22:30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Programe-se! Assista!
O filme registra a cerimônia, realizada pela Fiocruz em 1986, de reintegração dos pesquisadores cassados durante o regime militar. Eles relatam o que foi ter os direitos políticos suspensos, serem impedidos de exercerem suas profissões e viver durante um período crítico do país. O golpe de 1964 inaugurou um período de perdas incalculáveis para a ciência nacional. Na Fiocruz — que, na época, chamava-se Instituto Oswaldo Cruz (IOC) —, os anos de chumbo causaram a interrupção de inúmeras pesquisas, o aniquilamento de laboratórios, prejuízos irrecuperáveis em coleções biológicas, a suspensão de colaborações com outros centros de pesquisa. Leia matéria completa aqui.
Reprises:
08/04, quarta, às 22h30;
10/04 sexta, às 22h30;
12/04, domingo, às 21h30
Rattus Rattus
Rio de Janeiro, 1904, Oswaldo Cruz promove intenso combate à peste bubônica. Heitor, um pequeno imigrante, descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro: caçar ratos. Uma saborosa animação ambientada há mais de um século, mas cujo contexto segue presente.
Febre amarela
Conheça os vetores da doença: Pesquisadores do IOC explicam quem são os responsáveis pela transmissão da febre amarela e as diferenças entre os ciclos silvestre e urbano.
Reprises:
15/04, quarta, às 22h30;
17/04, sexta, às 22h30;
19/04, domingo, às 21h30
O documentário Homem Centenário é uma sensível reflexão sobre o envelhecimento da população. As conquistas, alegrias, angústias, limitações e necessidades de cada um.
Reprises:
22/04, quarta, às 22h30;
24/04, sexta, às 22h30;
26/04, domingo, às 21h30
Chega de descaso
Retrata as relações de alguns políticos com os planos privados de saúde, as ações da Agência Nacional de Saúde e do Superior Tribunal Federal e de como o Sistema Único de Saúde e a sociedade são afetados.
Mercúrio: ribeirinhos em risco
É um relato sobre o aumento dos níveis de mercúrio em peixes consumidos por moradores residentes em áreas da Amazônia alagadas por hidrelétricas.
Reprises:
29/04, quarta, às 22h30
Protagonismo Trans
O documentário Protagonismo Trans relata o encontro de várias mulheres Trans da Baixada Fluminense, durante 3 meses, na boate Site Club, para dialogarem sobre questões do seu dia-a-dia.
Reprises:
30/04, quinta-feira, 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.