">
A programação de outubro da VideoSaúde vai resgatar assuntos sobre cidadania, tais como: saúde da população idosa, violência contra a mulher, nutrição da criança indígena e a discussão gênero e raça na academia.
O primeiro filme é sobre o atendimento multiprofissional dispensado ao idoso na prevenção da saúde - "Centro de Referência a Saúde do Idoso", realizado na cidade de Campinas em parceria com Secretaria de Saúde do Estado de S. Paulo. Abordaremos o comportamento no trânsito brasileiro, a mortalidade, danos e agravos, resultado do Seminário "Psicologia e Comportamento no Trânsito”.
A seguir, será exibido o documentário "Fator F", que retrata os desafios enfrentados por “pesquisadoras-mães” referente à produtividade e o cotidiano nas instituições de pesquisa. Outro tema relevante é o atendimento prestados às mulheres que sofrem violência, e o tratamento de saúde oferecido.
Outro destaque é a saúde e nutrição dos curumins, retratados no documentário "A primeira infância indígena - nutrição e saúde", na visão de grupos indígenas do Alto do Rio Negro, no Amazonas.
Finalizando, o documentário "Rey, ciência em defesa da vida", que resgata a experiência vivida pelo pesquisador em combater as doenças da pobreza em diversos países.
O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22h30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Assista e divulgue! Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
Reprises:
09/10, quarta, às 22h30;
11/10, sexta, às 22h30;
13/10, domingo, às 21h30.
Centro de Referência a Saúde do Idoso - Mostra a proposta de trabalho do CRI, Centro de Referência a Saúde do Idoso, criado em abril de 2008 no município de Campinas, estado de São Paulo, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde. O CRI promove o atendimento especializado e multiprofissional à população idosa da cidade com maior risco de fragilidade, prevenindo possíveis complicações de saúde. São mostradas as diversas atividades desenvolvidas bem como os espaços físicos que o centro de referência abriga.
Psicologia e trânsito - O trânsito segue no topo das estatísticas de mortalidade e danos e agravos que afetam a saúde da população brasileira. Resultado do Seminário "Psicologia e Comportamento no Trânsito”, realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o vídeo levanta os principais aspectos do cenário institucional da Psicologia no Trânsito e sugere ações técnico-profissionais relacionadas à Psicologia e ao comportamento seguro no trânsito.
Reprises:
16/10, quarta, às 22h30;
18/10, sexta, às 22h30;
20/10, domingo, às 21h30.
Fator F - "Fator F" traz um panorama sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres que combinam carreira científica e maternidade. Aborda os dilemas que cientistas enfrentam em relação à produtividade, no cotidiano de instituições de pesquisa, as limitações e ausências do tema em editais, exemplos de políticas para enfrentamento em outros países. Companheiros e pais também trazem seus depoimentos sobre como enxergam e compartilham a situação. Nos relatos de pesquisadoras-mães, uma série de situações e reflexões sobre o lugar da mulher neste debate.
Violência contra as mulheres: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso? - A proposta é a discussão acerca do papel dos (das) profissionais da saúde no que se refere ao tratamento oferecido às vítimas no país. Posto que uma das principais vias de entrada da violência contra as mulheres se dá em locais de atendimento à saúde, como hospitais, ambulatórios e na rede de atenção à saúde mental, a peça pretende apresentar ao público, com foco nos profissionais de Saúde, aspectos como: quais os tipos de violência contra as mulheres existentes, o impacto da violência na saúde mental, a Lei Maria da Penha, quais os serviços disponíveis para atendimento na rede e o que o profissional de saúde deve fazer ao se deparar com uma situação de violência contra a mulher.
Reprises:
23/10, quarta, às 22h30;
25/10, sexta, às 22h30;
27/10, domingo, às 21h30.
A primeira infância indígena - nutrição e saúde - Uma pequena pérola documental sobre as visões de grupos indígenas do Alto do Rio Negro, no Amazonas, a respeito de saúde e nutrição dos seus curumins, as crianças e bebês das tribos. Bernardete e Rosa contam sobre como se dá a amamentação e como alimentam as crianças. Outras falas de indígenas falam sobre o papel dos pajés, do benzimento dos alimentos, das ervas e plantas usadas em tratamentos e prevenção de doenças.
O agente de saúde - Quer saber o que é uma criança ter malária no meio da floresta amazônica? Ou o que é ter pequenos gêmeos em casa, com vômitos e diarreia, nas mesmas condições de localização? Embarque no tímido barco do agente de saúde João Carlos da Silva e descubra. João dribla uma encosta íngreme e enlameada para levar medicamentos a uma família. Senta na varanda de uma modesta casa de madeira e conversa sobre saúde e prevenção com uma idosa que vive isolada com o filho. José Vale Campos é companheiro de João no ofício de agente de saúde. Vascaíno, teve 34 malárias e trabalha numa unidade de saúde local. Por meio de sua fala, percebemos a realidade dos serviços de saúde locais. Este curta-metragem é uma homenagem aos agentes de saúde que, mesmo trabalhando em condições desfavoráveis, dedicam atenção à saúde dos moradores do Município de Lábrea, no Amazonas.
Potência Negra - Manuela Souza é pesquisadora do campo da álgebra. Tem 33 anos e faz o segundo pós-doutorado. Elen Barbosa, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UFFS), foi a primeira pessoa da família a entrar na universidade. Tem inspirado parentes próximos a seguir o mesmo caminho. O minidocumentário traz dados e vozes de matemáticas negras brasileiras sobre as dificuldades para entrar e se manter na pesquisa, mesmo diante dos recentes avanços na discussão sobre gênero e raça na academia.
Descobrindo Montiel - Conta a história de Paulo Montiel, morador da Vila Jardim de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, artista plástico e a (re) descoberta de sua arte. Curta produzido durante uma das oficinas de audiovisual promovida pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre. Sua história traz à tona um mundo místico e cheio de obras fantásticas de um pintor em recuperação após um grave acidente.
Reprise:
31/10, quinta, 23h.
Rey, em defesa da vida - Ele foi para a Amazônia como médico. Levou jovens para conhecer a realidade do país. Foi proibido de ensinar e pesquisar pelo regime militar. Combateu as doenças da pobreza em diversos países. Orientou e formou dezenas de alunos. Escreveu livros. 'Rey, ciência em defesa da vida' é um documentário sobre o legado de um brasileiro.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.