">
Em janeiro, mês de férias, o programa VideoSaúde selecionou reprises de vídeos exibidos em 2017. A programação inclui as produções Paquequer e Poluição urbana, voltados para a questão ambiental, o documentário Visões, que destaca histórias de superação, e Gentrificação, sobre diferentes problemas urbanos. Outro destaque: o documentário Arqueologia Brasileira, que aponta o que escavações e o trabalho de laboratório revelaram sobre a vida das populações que viveram no Brasil há milhares de anos. Assista, também, Calêndulas da América, retratando as iniciativas de mulheres da terceira idade, a animação Meu corpo meu mundo, a respeito de atitudes voltadas para a melhoria da saúde e meio ambiente. No final de janeiro, Nascer nas prisões - gestar, nascer e cuidar aborda os conflitos e problemas enfrentados por mulheres presas durante o pré-natal, o parto e na criação dos filhos. Em março, a programação inédita volta a ser exibida, sempre às segundas-feiras, às 22:30, no Canal Saúde.
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
Paquequer e Poluição urbana chamam atenção para questões ambientais. O primeiro fala do principal rio da cidade de Petrópolis, no Rio de janeiro, com 400 km² e, em sua maior parte, poluído pela própria população. O segundo é uma animação que lembra como pequenas atitudes podem contribuir com a preservação do meio ambiente.
Reprises
03/01, quarta-feira, às 22h30
05/01, sexta-feira, às 22h30
07/01, domingo, às 21h30
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
Os conceitos de felicidade e amor para pessoas de diversos segmentos sociais e suas histórias de superação é o tema do documentário Visões. O segundo vídeo, Gentrificação, aborda a história e problemas das cidades, passando pela crítica à cracolândia e a descrição do processo de gentrificação, apresentando os conceitos de reforma urbana e especialmente, o direito à cidade. Episódio integrante da série “Drogas e cidadania”, produzida pelo Conselho Federal de Psicologia.
Reprises
10/01, quarta-feira, às 22h30
12/01, sexta-feira, às 22h30
14/01, domingo, às 21h30
15/01 - Arqueologia brasileira
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
O Brasil conta com alguns dos mais valiosos sítios arqueológicos do mundo e uma rica cultura pré-colonial das populações indígenas que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus. Mas a população conhece este rico acervo histórico e cultural? A partir de indagações e repostas de crianças, o vídeo lança luzes sobre o campo da arqueologia como atividade dedicada aos estudos desse legado histórico. Com farto material ilustrativo, aponta o que escavações e trabalho de laboratório revelaram sobre a vida das populações que viveram no Brasil há milhares de anos. Quais objetos e armas eles usavam? O que comiam, onde construíram seus abrigos. Como faziam as pinturas rupestres? Como eram a fauna e a flora do Brasil nesse distante passado? Quando os primeiros habitantes chegaram à América? Em “Arqueologia Brasileira”, essas questões chegam de forma lúdica e divertida.
Reprises
17/01, quarta-feira, às 22h30
19/01, sexta-feira, às 22h30
21/01, domingo, às 21h30
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
Com os temas terceira idade e meio ambiente, o programa VideoSaúde apresenta os documentários As calêndulas da América que conta a história de criação do grupo de mesmo nome e as iniciativas de saúde e cultura geradas à comunidade e o trabalho de apoio às próprias participantes do grupo formado por mulheres da terceira idade. No segundo título, Meu corpo, meu mundo, uma divertida e bem produzida animação, o professo Lecré mostra como toda a vida na terra está interligada e como atitudes cotidianas podem melhorar o meio ambiente e a saúde.
Reprises
24/01, quarta-feira, às 22h30
26/01, sexta-feira, às 22h30
28/01, domingo, às 21h30
Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
O sistema prisional brasileiro, sinônimo de superlotações, insalubridade, conflitos e abandono, caracteriza-se pela falta de agilidade da justiça, direitos que não são cumpridos e alimenta uma crise social e de saúde pública. O documentário Nascer nas Prisões, vinculado à pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões do Brasil (2016), da Ensp/Fiocruz, aborda a dura realidade dessa rotina, conflitos e problemas enfrentados pelas mulheres privadas de liberdade em ter um pré-natal de qualidade, com doenças evitáveis não adequadamente tratadas, discriminação na hora do parto e dificuldades com o cuidado do recém-nascido, além do impacto social.
Reprises
31/01, quarta-feira, às 22h30
02/02, sexta-feira, às 22h30
04/02, domingo, às 21h30
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.