">
Julho é o mês de rever produções que destacam temas pertinentes à saúde pública sob diferentes olhares e vivências. Você sabe o que é Febre Amarela? Pesquisadores explicam quais as formas de transmissão e as características da doença. Na animação “Rattus Rattus” somos levados ao Rio de Janeiro de 1904, em meio ao combate à peste bubônica. Saiba mais sobre saúde sexual e reprodutiva, com foco na prevenção da transmissão vertical de sífilis. Ouça o que dizem as mães sobre a importância do pré-natal nas unidades básicas de saúde.
Embarque em uma viagem pela Serra do Mar e descubra a diversidade da Mata Atlântica, o segundo bioma mais ameaçado pela devastação no mundo. Acompanhe um paciente em uma unidade de tratamento para lá de intensiva, onde o humor é o melhor remédio. O programa VideoSaúde traz ainda temas como agroecologia, sustentabilidade, higiene e as relações entre alimentação e saúde.
A programação é exibida sempre às segundas-feiras, às 22:30, no Canal Saúde, com reprises em diferentes dias da semana.
“Hospital da Alegria” narra de forma bem-humorada o atendimento de um paciente no Hospital da Alegria, onde é submetido aos mais divertidos procedimentos curativos numa unidade de terapia para lá de intensiva!
“Saúde no Ponto” fala do processo criativo e de formação em audiovisual entre trabalhadores da saúde. Curta produzido durante uma das oficinas de audiovisual promovida pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre em Porto Alegre/RS.
Reprises:
04/07, quarta, às 22h30,
06/07, sexta, às 22h30,
08/07, domingo, às 21h30
“Certificação orgânica de base agroecológica por meio de Sistema Participativo de Garantia (SPG)” é o primeiro episódio da série documental ‘O Caminho de Volta – experiências agroecológicas no Rio de Janeiro’ e aborda as consequências do uso de agrotóxicos na produção agrícola para a saúde dos consumidores e dos trabalhadores, além de apresenta a aplicação deste mecanismo aceito pela legislação brasileira para obtenção de certificado orgânico entre produtores agroecológicos no município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.
O curta “Saúde alimentar” foi produzido durante uma das oficinas de audiovisual promovidas pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre e tem como foco as relações entre saúde, alimentação e cuidados pessoais.
Reprises:
11/07, quarta, às 22h30,
13/07, sexta, às 22h30,
15/07, domingo, às 21h30
“Úlceras por pressão” faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde. Mostra como as úlceras por pressão se instalam no paciente durante internações em hospitais.
“Higienização das Mãos” trata da importância da assepsia das mãos como forma de prevenção às infecções causadas por microrganismos, em especial àquelas nas instituições de saúde.
Reprises:
18/07, quarta, às 22h30,
20/07, sexta, às 22h30,
22/07, domingo, às 21h30
“Gestação Segura, criança saudável” apresenta o relato de várias mães sobre a importância do pré-natal nas unidades básicas de saúde. Tendo como cerne a prevenção da transmissão vertical da sífilis e destaca, também, a participação do parceiro na testagem, diagnóstico e tratamento durante o a gestação.
Em “Cumes do Paraná”, jovens sobem a Serra do Mar para discutir a questão da preservação ambiental. O risco de extinção de espécies é particularmente aumentado na Serra do Mar pelo nível de endemismos, ou seja, de espécies que existem apenas na Mata Atlântica. Em linguagem bem informal, como num diário de expedição, os jovens montanhistas mostram aspectos da flora e da fauna, reflorestamento e diversidade, e como o lixo e o desmatamento afetam a região.
Reprises:
25/07, quarta, às 22h30,
27/07, sexta, às 22h30,
29/07, domingo, às 21h30
Na animação “Rattus Rattus: Rio de Janeiro, 1904”, acompanhamos a história de Heitor, um pequeno imigrante que descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro em meio ao intenso combate à peste bubônica: caçar ratos.
Em “Febre amarela: conheça os vetores da doença”, pesquisadores do IOC/Fiocruz explicam quem são os responsáveis pela transmissão da febre amarela e as diferenças entre os ciclos silvestre e urbano.
Reprises:
01/08, quarta, às 22h30,
03/08, sexta, às 22h30,
05/08, domingo, às 21h30
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.