">
O Coronavirus ainda está entre nós. Por isso, nossas ações devem estar voltadas para o bem estar comum. Precisamos agir com prudência, equilíbrio e sabedoria prática. Seguirmos as orientações dos especialistas e gestores da área da saúde, e não nos colocarmos em riscos desnecessários. Nosso destaque sempre será a promoção da saúde e a qualidade de vida. Por isso, insistimos em difundir conteúdos variados com acesso possível a todos.
Maio será um mês especial. Os filmes serão exibidos em acessibilidade, com LIBRAS - Lingua Brasileira de Sinais. São temas variados, que discorrem sobre a saúde do trabalhador, saúde mental, saúde da mulher e da criança e a importância da ciência na saúde coletiva.
O mês inicia-se com o Dia Internacional do Trabalho. Vamos assistir ao filme “Nuvens de veneno” que relata as consequências da utilização de agroquímicos nas plantações brasileiras para a saúde do trabalhador e para o meio ambiente.
Com o filme “Saúde em trânsito” entraremos na atmosfera de um acidente de trânsito, com suas consequências, traumas e sequelas decorrentes dessa violência, que muitas vezes resulta em alto custo para o sistema público de saúde.
O documentário “Crack, repensar” traz o relato de pessoas que discutem o consumo de drogas e sua dependência, a legislação vigente e a redução de danos.
Na semana do dia nacional de redução da mortalidade materna, você poderá assistir “Parir é natural”. Um documentário sobre o dilema vivido pelas mulheres na hora do parto: o direito ao parto humanizado e a crescente banalização da cesariana.
Ao fim do mês de maio, reconhecendo o papel da pesquisa em prol da saúde pública, exibiremos “Rey, ciência em defesa da vida”. Um belo documentário sobre o médico Luis Rey, sua trajetória e contribuição para a ciência.
O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22h30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Programe-se! Assista!
A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algodão, milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Nuvens de veneno expõe as preocupações com as consequências do uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente, na saúde do trabalhador. Um documentário revelador que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que queremos.
Reprises:
06/05, quarta, às 22h30;
08/05 sexta, às 22h30;
10/05, domingo, às 21h30
A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil com altos índices de mortalidade e morbidade. Depoimentos de usuários e profissionais discutem o tema e destacam a necessidade de medidas preventivas integradas.
Reprises:
13/05, quarta, às 22h30;
15/05, sexta, às 22h30;
17/05, domingo, às 21h30
Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Essa é a proposta do documentário Crack, repensar, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública, acadêmicos, gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas uma sociedade dependente.
Reprises:
20/05, quarta, às 22h30;
22/05, sexta, às 22h30;
24/05, domingo, às 21h30
O documentário apresenta depoimentos de mulheres que viveram a experiência do parto e o posicionamento de profissionais de saúde especialistas em parto e nascimento com o intuito de ampliar o debate sobre a banalização da cesárea e todas as suas consequências
Reprises:
27/05, quarta, às 22h30;
29/05, sexta, às 22h30
31/05, domingo, às 21h30;
Ele foi para a Amazônia como médico. Levou jovens para conhecer a realidade do país. Foi proibido de ensinar e pesquisar pelo regime militar. Combateu as doenças da pobreza em diversos países. Orientou e formou dezenas de alunos. Escreveu livros. 'Rey, ciência em defesa da vida' é um documentário sobre o legado de um brasileiro.
Reprise:
28/05, quinta-feira, 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.