">
Os novos materiais da Campanha Se liga no Corona! abordam os protocolos do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e respondem a dúvidas como: quais as possíveis reações naturais à vacina; se quem já teve a doença precisa tomar; sobre orientações para gestantes e pessoas com alergias graves, entre outros. Os produtos são lançados no Dia Estadual de Mobilização pelo Enfrentamento da Pandemia nas Favelas (10) com objetivo de reforçar ações de informação, articulação e vigilância em saúde de base territorial visando o enfrentamento da Covid-19, seus efeitos e impactos nas favelas do Rio de Janeiro.
A nova leva de materiais sonoros pertence à segunda fase da iniciativa, que tem o mote “Ainda não acabou!” e encoraja a continuidade das medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem constante de mãos com água e sabão, uso de álcool em gel e manutenção do distanciamento social como forma de frear o avanço da pandemia, mesmo com a produção e distribuição da vacina no país.
Os roteiros foram produzidos em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde, trazendo informações sobre os grupos prioritários iniciais, os documentos necessários e locais de vacinação. Os novos materiais estão disponíveis no Portal Fiocruz (HIPERLINK), Spotify e Soundcloud.
A campanha de comunicação Se liga no Corona! tem como foco a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) considerando as condições de vida e habitação de populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. Um dos focos principais da campanha é alcançar moradores e pessoas atuantes nas periferias brasileiras por meio do compartilhamento e circulação dos materiais nesses territórios. O conteúdo produzido é composto por radionovelas, spots para carros de som, peças gráficas, cards informativos e vídeos para mídias sociais e ficam disponíveis para download no Portal Fiocruz e no Maré Online.
A iniciativa é fruto da articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), Coletivo Favelas Contra o Coronavírus, Jornal Fala Manguinhos! e o sindicato dos trabalhadores da Fiocruz, Asfoc-SN.
O Icict participa da iniciativa realizando, desde o início, a produção dos áudios informativos - radionovelas e spots de rádio - e material gráfico para a Campanha Se Liga no Corona, respectivamente por meio da Assessoria de Comunicação e do Multimeios.
Outra iniciativa que conta com a participação do Icict é o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas, por meio da pesquisadora e vice-coordenadora do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), Renata Gracie, que realiza um trabalho de geoprocessamento, auxiliando a mapear as favelas do Rio de Janeiro, para orientar as estratégias de combate ao coronavírus.
O Painel Unificador também integra a frente de luta do Dia Estadual de Mobilização pelo Enfrentamento da Pandemia nas Favelas, e está lançando a campanha "Vacina pra favela, já!", que tem por objetivo "conclamar as autoridades do Rio de Janeiro a realizar de imediato ações que garantam acesso às vacinas prioritariamente nas favelas". A iniciativa se baseia em algumas premissas, como a falta de água recorrente, a dificuldade no acesso aos serviços de saúde, a alta densidade intergeracional nas moradias, dentre outras.
O Painel reúne diversos coletivos e instituições, dentre elas a Fiocruz, que realizam trabalho educativo, de saúde e social dentro das favelas do Rio de Janeiro.
Ilustração do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas - Carlos Latuff
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Renan de Andrade
dom, 20/06/2021 - 12:25
Áudio Corona vírus
Boa tarde trabalho numa emissora de rádio comunitária,é possível ter acesso a áudios gratuitos para utilizar legalmente na emissora?Grato
graca.portela
seg, 21/06/2021 - 08:55
Bom dia!
Bom dia! Vc poderá baixar gratuitamente os áudios do projeto Se Liga no Corona, no: SoundCloud - - https://soundcloud.com/seliganocorona Spotify - https://open.spotify.com/show/7tp9gIhUszGTn6HiFhhuDz E também consultar, no Portal Fiocruz, o link https://portal.fiocruz.br/se-liga-no-corona/audios - para baixar os áudios também e para ficar atualizado com as novas produções. Por gentileza, informe o nome de sua rádio para o nosso cadastro e para que possamos sempre enviar as atualizações para lá, por e-mail. Um abraço, Ascom/Icict
IMOCIENE BARROS GONÇALVES
qua, 03/03/2021 - 05:05
Adorei esse material estou usando
Gostaria de poder participar de capacitações junto a Fio Cruz quando passar a PNDEMIA. Realizamos teatro inspirado nos spot de vocês sobre o COVID, não acabou
graca.portela
seg, 21/06/2021 - 09:04
OI Imociene,
OI Imociene, Obrigada por vc gostar do material. Ele foi pensado para ser utilizado por todos. Adoramos saber que vcs utilizam os spots como sketch de teatro. Isso é fantástico. Vamos deixar aqui o contato da Cooperação Social da Fiocruz para que vc entre em contato para falar da sua experiência - FIOCRUZ_Cooperação Social - Comunicação <comunicacao.cooperacaosocial@gmail.com>. Você poderá baixar os episódios do Se Liga no Corona nas plataformas: SoundCloud - - https://soundcloud.com/seliganocorona Spotify - https://open.spotify.com/show/7tp9gIhUszGTn6HiFhhuDz E também consultar, no Portal Fiocruz, o link https://portal.fiocruz.br/se-liga-no-corona/audios - para baixar os áudios também e para ficar atualizado com as novas produções. Um abraço, ASCOM/ICICT
Comentar