Olhar atento para a cobertura jornalística

por
Izamara Bastos
,
12/05/2016

O Observatório Saúde na Mídia foi criado em 2008 como parte das atividades do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict). Surgiu a partir do reconhecimento do lugar central que os meios de comunicação ocupam nas sociedades contemporâneas constituindo-se espaços privilegiados na formação do olhar que a população lança sobre o mundo. O Observatório tem como objetivos centrais realizar um acompanhamento sistemático sobre a cobertura que a grande imprensa realiza em relação aos temas da saúde e produzir análises sobre os modos pelos quais os meios de comunicação colaboram para a produção de sentidos sobre a saúde.

Desde sua criação, até os dias de hoje, foi possível observar uma expressiva cobertura da imprensa no que diz respeito aos temas da saúde.  A equipe do Observatório vem monitorando desde 2008, quando iniciou sua coleta, textos publicados sobre saúde nas páginas dos jornais: O Globo, O Dia, Folha de S.Paulo, entre outros. Os temas encontrados nas páginas dos jornais são diversos, variam desde doenças, tratamentos, prevenção, SUS, discussões sobre saúde pública/saúde privada, gestão/administração, serviços de saúde, denúncias, campanhas, políticas de saúde, etc, e também coberturas jornalísticas sobre epidemias, como: dengue, H1N1, Ebola, Zika, entre outras.

Ao Observatório interessa identificar e analisar como esses temas são apresentados pelos jornais, buscando localizar em que contextos os temas relativos à "saúde" estão sendo discutidos, o que está sendo falado sobre "saúde", quem é convocado para falar sobre questões de "saúde" na mídia, quando e onde a "saúde" vira notícia. 

O Observatório espera que suas análises e reflexões possam contribuir para discussões importantes sobre a saúde na mídia e deseja colaborar para o fortalecimento do SUS. Além disso, o Observatório também espera auxiliar na luta pela democratização da comunicação na sociedade em geral e, na saúde, em particular.  

Assuntos relacionados

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Saúde na mídia, ao vivo

Lançamento do site do Observatório de Saúde na Mídia no Centro de Estudos do Icict reúne pesquisadores e representantes das mídias comercial e pública

Para saber mais

#Ensino / Pesquisa

Entrevista: Wilson Couto Borges

Chefe do Laces avalia que a comunicação ainda é convocada para melhorar a "entrega" da informação à população

Ampliando o conhecimento interdisciplinar

Cursos stricto e lato sensu, de atualização e qualificação já formaram mais de três mil alunos

Icict de olho no Brasil

Ter informação e saber fazer uso dela faz muita diferença e pode salvar milhões de vidas

Centro de Estudos aposta em novos formatos de eventos científicos

Proposta é possibilitar mais diálogos e interação com o público sem deixar de lado a qualidade da programação


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS