">
O projeto “Caminhos do Cuidado”, que tem como meta formar agentes comunitários e auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental (crack, álcool e outras drogas), chega ao final deste ano com um total de 237.175 profissionais formados. Desde o início das atividades, em 2013, foram oferecidas cerca de 290 mil vagas em todo o Brasil.
Esse esforço para a formação dos profissionais de saúde surge do desafio que é o problema das drogas no Brasil. A parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição, com o apoio da Fiotec, tem uma importância social para a área da saúde, já que se propõe a levar a formação presencial aos mais distantes municípios do país.
Todas as turmas reunidas para a formação dos profissionais de saúde já foram encerradas e atualmente o projeto encontra-se em sua fase final, de avaliação. É o que explica Ruy Casale, coordenador de infraestrutura e logística. “Começamos a fase em que tudo o que foi produzido se tornará um grande material para pesquisa e entendimento da realidade da saúde mental e da atenção básica no Brasil”.
Ainda de acordo com Ruy Casale, existe a ideia de construir, posteriormente, um observatório do “Caminhos do Cuidado”, onde todos os dados coletados pelo projeto poderão ser disponibilizados.
Objetivos alcançados
O coordenador explicou também que um dos principais objetivos do projeto foi oferecer a oportunidade de formação para profissionais de saúde de municípios muito distantes. “Nosso compromisso era com a oferta e o resultado foi expressivo, porque ofertamos cerca de 292 mil vagas e matriculamos, efetivamente, 285 mil alunos. Ou seja, a variação foi de cerca de 2%, entre o número de vagas oferecidas e o número de matriculados”.
Apoio estratégico
A Fiotec esteve presente durante toda a execução do “Caminhos do Cuidado”, e de acordo com a assessoria do projeto, mostrou-se como principal parceira no esforço singular, senão inovador, de levar formação para profissionais de saúde de todo o Brasil. Durante pouco mais de um ano trabalhadores da Fiotec foram deslocados para trabalhar no escritório do projeto, no Centro do Rio. A proximidade com a equipe do “Caminhos do Cuidado” facilitava e, principalmente, agilizava os processos.
“Nós tivemos que providenciar pagamentos de ajuda de custos, pagamentos de bolsas, contratação de alimentação e de outros recursos de infraestrutura em cada uma das cidades em que o projeto foi realizado. O volume do trabalho foi gigantesco. O extrato do projeto registra mais de 40 mil transações financeiras executadas. A Fiotec foi absolutamente fundamental. E o que mais gerou mobilização foi a característica muito particular do projeto, que obrigou a instituição a se redesenhar para poder atender às demandas”, destacou o coordenador Ruy Casale.
Fonte: Fiotec Notícias
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
kleber carvalho bastos
qua, 12/02/2020 - 08:04
projeto caminhos do cuidado
bom dia. eu fiz o curso e preciso do certificado, como posso acessa-lo?
andre.bezerra
qui, 13/02/2020 - 12:09
Boa tarde, Kleber. Você pode
Boa tarde, Kleber. Você pode solicitar seu certificado no Espaço de Relacionamento do site do Observatório do Cuidado, pelo link https://observatoriodocuidado.org/espaco-de-relacionamento
Comentar