Rede de Laboratórios de Conservação e Restauração presta consultoria à biblioteca de Petrópolis

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
27/04/2022

Crédito: Higienização e conservação de livros | Peter Ilicciev (CCS) | Fiocruz Imagens

O que parecia apenas uma atividade restrita a algumas unidades da Fiocruz, transformou-se na Rede de Laboratórios de Conservação e Restauração e está sendo colocada em prática por meio de consultorias técnicas dadas por conservadores e restauradores das unidades da Fundação. A última foi a que envolveu o Icict, a Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que realizaram uma visita técnica, no dia 19 de abril, à Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, de Petrópolis (RJ), com o objetivo de analisar os arquivos que foram recuperados após as catástrofes de fevereiro e março desse ano.

Segundo Marcelo Lima da Silva, responsável pelo Laboratório de Conservação Preventiva de Documentos Bibliográficos, subordinado à Gestão de Acervos Bibliográficos, do Icict, a visita teve como objetivo “dar orientações sobre como recuperar e preservar o material que sofreu danos com as duas tragédias, numa tentativa de salvar o acervo que eles possuem e verificar se as medidas que eles adotaram estavam corretas do ponto de vista técnico”. 

A equipe formada por Lima, Ana Roberta de Souza Tartaglia (chefe do Departamento de Arquivo e Documentação da COC; Áurea Maria Lage de Moraes, curadora da Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos, do IOC; e Carla Maria Teixeira Coelho, assistente técnica da Vice-diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica, da COC, passou o dia inteiro avaliando o material e orientando a equipe da Biblioteca. “Buscamos dar orientações sobre como recuperar e preservar o material que sofreu danos”, explica Lima, “numa tentativa de salvaguardar o acervo que eles possuem e também verificar se as medidas que eles adotaram estavam corretas, do ponto de vista técnico”. Dos 11 mil livros que eram mantidos no térreo da Biblioteca, só foram recuperados três mil, graças a ação dos funcionários e voluntários que conseguiram secar o material, pois a água atingiu 1,5 metro no interior do prédio. 

O esforço de recuperação dos volumes, levou o Instituto Municipal de Cultura (IMC) da cidade a instalar na biblioteca um laboratório de restauração e recuperação, nos moldes dos existentes em instituições como a Biblioteca Nacional. A Fiocruz também doou alguns materiais necessários para ajudar no trabalho de recuperação da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral. Ao final do dia, a equipe da Fiocruz acertou com o IMC “a produção de um relatório e a cooperação técnica entre as instituições, na qual eles enviarão pessoas para realizar um estágio onde orientaremos sobre os cuidados necessários da preservação de acervos, no intuito de salvaguardar as obras para as gerações futuras, a partir da expertise da Fiocruz”, explica Marcelo Lima.

Rede de Laboratórios

Em 2021, foi criado um grupo de trabalho para implementar a Rede de Laboratórios de Conservação e Restauração, que pudesse articular diferentes infraestruturas e equipes da Fiocruz.  A iniciativa foi proposta pelo Comitê Gestor do Preservo – Complexo de Acervos da Fiocruz, como previsto na Política de Preservação dos Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz. 

A Rede tem como missão “contribuir para a pesquisa no campo da Ciência do patrimônio e a preservação dos acervos da Fiocruz de forma integrada promovendo seu acesso para as gerações atuais e futuras” e é coordenada por Ana Maria Osório de Barbedo Marques, da COC, e Mônica Garcia, responsável pela Gestão de Acervos Bibliográficos, do Icict, que é a coordenadora adjunta. 

A Rede é integrada pelo Icict, por meio do Laboratório de Conservação Preventiva de Documentos Bibliográficos; pela Casa de Oswaldo Cruz, com os Laboratórios de: Conservação do Acervo Museológico – Departamento Museu da Vida e de Conservação Preventiva – Departamento de Patrimônio Histórico, de Conservação do Acervo Museológico – Departamento Museu da Vida e de Conservação Preventiva – Departamento de Patrimônio Histórico, e o Serviço de Conservação e Restauração de Documentos - Departamento de Arquivo e Documentação; pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com as equipes das Coleções de Bactérias do Ambiente e Saúde (CBAS) e de Culturas de Fungos Filamentosos (CCFF); /IOC); e pela Coordenação de Coleções Biológicas da Fiocruz.

Comentários

Boa Tarde A COBEC- Coordenação de Conservação e Restauração de Conteúdos Informacionais da Câmara dos Deputados Federal/Brasília/DF, gostaria de saber, se possível, qual o salário de profissionais conservadores restauradores, com formação superior, da Rede de Laboratórios da Fiocruz. Atenciosamente, Maria de Lourdes Oliveira.

Oi Maria de Lourdes, Obrigada pelo contato. Enviaremos para o seu e-mail o contato da coordenadora da coordenadora da Gestão de Acervos Bibliográficos da Fiocruz, Monica Garcia. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS