">
Frame do documentário 'Sintropia' | VideoSaúde Distribuidora
Em junho, no Canal Saúde, a programação VideoSaúde exibe temáticas importantes para a sociedade. Doenças negligenciadas, violência contra a pessoa idosa, microcefalia e ambiente são os destaques.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o programa exibe “Vidas Suspensas” relata a realidade de moradores das cidades atingidas pelo rompimento das barragens do Fundão e do Córrego do Feijão, em Minas Gerais. O documentário expõe as consequências de uma população contaminada pelo minério.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050. Isso representará um quinto da população mundial e, para sensibilizar a sociedade no Dia Mundial de Combate à Violência Contra às Pessoas Idosa (15/06) será exibido o episódio “Violência contra o idoso”, da série Saúde Brasil.
Ainda, com destaque para o Dia Nacional do Diabetes, comemorado em 26 de junho, e o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, comemorado em 9 de junho, “Bicha braba” e “Meia Lua Falciforme” abordam doenças negligenciadas e, muitas vezes, invisíveis à grande população.
Vidas suspensas: crimes da mineração em processo
“Cadê o doce desse rio, cadê? Cadê a vida que corria nele?”. A partir da visão da população atingida pelos rompimentos das Barragens do Fundão e do Córrego do Feijão, em Minas Gerais, o documentário apresenta a complexidade dos impactos continuados sofridos pelos moradores de Mariana e Brumadinho, que se transformaram em cidades de doentes, cuja população vive à base de remédios. O projeto desenvolvimentista mundial viola a vida cotidiana dos habitantes dos territórios ocupados pela mineração, colapsando suas rotinas e gerando sofrimento social para os moradores, que, além de perderem a moradia, perderam um modo de vida.
Covid-19 nas zonas rurais do Brasil
No Brasil, a pandemia de Covid-19 começou nos centros urbanos e, aos poucos, foi avançando para o interior. Com o aumento do número de óbitos em municípios do interior, pesquisadores estão preocupados com a falta de políticas públicas de combate à doença, principalmente, nas áreas rurais e remotas do país. Neste vídeo, a equipe Covid19 DivulgAÇÃO Científica conversa com o pesquisador Cassiano Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que fala sobre as consequências do avanço da Covid-19 nos municípios do interior do Brasil.
Reprises:
7/6, quarta, às 22h30
9/6, sexta, às 22h30
11/6, domingo, às 21h30
No Brasil, já são trinta milhões de idosos e, segundo dados do Ministério da Saúde, já somos considerados a quinta maior população idosa do mundo. Além dos fenômenos inerentes ao processo de envelhecimento, a pessoa idosa também está suscetível ao fenômeno da violência. Trata-se de um problema com consequências devastadoras para os idosos pois acarreta baixa qualidade de vida, estresse psicológico, falta de segurança, lesões e traumas, bem como o aumento da morbidade e mortalidade.
Reprises:
14/6, quarta, às 22h30
16/6, sexta, às 22h30
18/6, domingo, às 21h30
Sensações, olhos e ouvidos atentos para relatos carregados de emoção sobre a doença falciforme, predominante na população afrodescendente. O vídeo aborda o racismo, que impede um melhor tratamento, apresentando o que é a enfermidade, como os pacientes podem ser melhor atendidos e trazendo situações reais que enfrentam.
Reprises:
21/6, quarta, às 22h30
23/6, sexta, às 22h30
25/6, domingo, às 21h30
26/6, segunda-feira, 22h30 - Toda forma de ser
O Zika Vírus com seus danos e agravos, como a microcefalia, trouxe uma série de novos arranjos para milhares de famílias brasileiras, lançando desafios para os campos da saúde coletiva e o SUS. Mulheres e mães emergiram como atores potentes. O cotidiano de amor infinito, lutas e alegrias atravessam um tocante relato sobre a vida de três famílias.
Reprises:
28/6, quarta, às 22h30
30/6, sexta, às 22h30
2/7, domingo, às 21h30
Bicha Braba
Como é conviver com um problema de pressão ou com açúcar no sangue? Como é cuidar de distúrbios tidos como crônicos e incuráveis para o resto da vida? E naqueles dias em que a bicha fica braba? O documentário aborda o dia a dia de pessoas com diabetes.
Sintropia
A agricultura sintrópica é um conjunto de princípios e técnicas que integram a produção de alimentos, envolvendo regeneração de florestas, uso estratégico de energia e água, levando em conta o contexto social local. O documentário acompanha quatro jovens empreendedores e ativistas de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, que recuperaram o solo de um campo de futebol abandonado e o transformaram em área para plantio.
Reprise: 29/6, quinta-feira, às 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Paulo Ramos Sabadini
ter, 06/06/2023 - 08:07
Interessante agricultura sintrópica
Interessante agricultura sintrópica, gostaria de saber mais essa técnica. Grato; Paulo R. Sabadini
graca.portela
ter, 06/06/2023 - 10:06
Olá Paulo, você pode assistir
Olá Paulo, você pode assistir o filme no Canal Saúde - https://www.canalsaude.fiocruz.br/ - no horário estabelecido. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Comentar