">
Com o objetivo de conhecer e dar visibilidade às boas práticas para a saúde da pessoa idosa em municípios, estados e Distrito Federal, estão abertas, a partir do dia 24 de junho, as inscrições para a sétima edição do Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2019, uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Diapes/Saps), do Ministério da Saúde, e do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento – Gise, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ministério da Saúde).
Realizado desde 2013, o Mapeamento reúne experiências exitosas de todas as regiões do Brasil, do Sistema Único de Saúde (SUS), ligadas aos diferentes níveis de cuidados ligados, da Atenção Básica ou Especializada, desenvolvidas junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF), às Unidades Básicas de Saúde (UBS), aos Nùcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), à Atenção Domiciliar e à Hospitalar, e aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIS. A experiência que concorrerá ao mapeamento pode ser desenvolvida em parceria com outros setores.
Os trabalhos deverão ser inscritos por categorias; assim, basta aos interessados localizarem na relação qual a que mais se aproxima do trabalho que será apresentado. Ao todo, são dez categorias:
Quatro critérios nortearão os critérios dos avaliadores, que darão nota máxima de 100 pontos, considerando:
Serão selecionadas as 14 experiências melhores avaliadas, considerando a representatividade regional. Todos os participantes receberão, por e-mail, o resultado da seleção que também será divulgado no site Saúde da Pessoa Idosa, do Icict. As experiências selecionadas ficarão disponibilizadas no site para que outras equipes que trabalham no mesmo tema possam ver o que está sendo feito em todo o país.
Em data ainda a ser definida, os coordenadores das 14 experiências selecionadas serão convidados a apresentarem seus trabalhos, quando receberão o ‘Certificado de Reconhecimento de Experiência de Boas Práticas no âmbito do SUS’ durante o evento em Brasília, organizado pela Cosapi e o Icict, que terá também como convidados integrantes do Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, áreas técnicas do Ministério da Saúde, OPAS/OMS, CONASS, CONASEMS, CNDI, CNS, entre outros.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 04 de agosto de 2019 e quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Cosapi/MS, que fica na Esplanada dos Ministérios – Ministério da Saúde, Bloco G, Ed. Anexo, 4º Andar – Ala B – Brasília-DF, telefones (61) 3315- 8847 ou (61) 3315- 6226, e-mail idoso@saude.gov.br
Para ler o Edital do 7º Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2019, clique aqui
E para se inscrever, aqui
Fotos Creative Commons
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
José Fábio da Silva
seg, 24/06/2019 - 19:58
Idosos prazeres da vida.
Idosos sentem prazeres,em muitas das coisas na vida porque existem e sexo é um dos prazeres que revigora e cura doenças.
Comentar