">
A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), participou, nesta segunda-feira (30/10), da oficina Emancipação e integralidade do cuidado pelas lentes do cinema indígena. Realizada em parceria com o Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social (Lappis/IMS/Uerj), a atividade consistiu em uma mostra de filmes que abordam temáticas de saúde indígena, seguida de debates sobre processos emancipatórios relacionados aos direitos humanos à saúde, à comunicação, à ancestralidade e à cultura.
Créditos: Participantes da oficina Emancipação e integralidade do cuidado pelas lentes do cinema indígena - dia 30/10/2023 - 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) Fotos: Divulgação VIdeoSaúde Distribuidora/Fiocruz
A oficina fez parte das várias atividades que antecedem a abertura do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS), que começa, oficialmente, na noite desta terça-feira (31/10). Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o evento é realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Instituto Aggeu Magalhães, em Recife.
"É um momento de troca de experiências, desenvolvimento acadêmico e profissional", compartilhou Juliana Lofego, professora de jornalismo na Universidade Federal do Acre (Ufac), que propôs e foi a coordenadora principal da oficina de filmes de saúde indígena. A coordenadora da VideoSaúde, Daniela Muzi, também coordenou a atividade.
“Foi uma discussão muito rica, que destacou a potência do audiovisual indígena, tanto no fazer cinema – nas produções autorais – quanto no ver cinema. Tinham muitas pessoas com experiência em saúde indígena, e a gente pode entender a importância de levar esses trabalhos para a sociedade em geral, e para os próprios espaços indígenas, como uma oportunidade de reflexão sobre a saúde indígena, com os olhares diferenciados de cada povo”, contou a pesquisadora.
Um dos filmes exibidos foi o documentário Xawara e Saúde (2023), curta dirigido por Daniela Muzi. Xawara é como os Yanomami chamam as epidemias. Muzi contou que a oficina foi um momento para pensar as práticas de comunicação e saúde nos seus desdobramentos, assim como as dimensões do direito à comunicação e acesso à informação em saúde. “Foi um espaço de entender as possibilidades do audiovisual como estratégia de comunicação, de emancipação, de luta e de visibilidade para a questão da saúde indígena, que precisa ser uma pauta permanente da sociedade”, pontuou.
Crédito: Frame do filme "Livro Vivo", dirigido por Sérgio de Carvalho
Cena do curta "Xawara e Saúde" (2023), dirigido por Daniela Muzi | Divulgação VideoSaúde Distribuidora
Cena do curta "Xawara e Saúde" (2023), dirigido por Daniela Muzi | Divulgação VideoSaúde Distribuidora
Somente no primeiro dia de pré-congresso, mais de 650 pessoas circularam pelas mais de 50 atividades - oficinas, cursos e reuniões - que compuseram o evento. A cerimônia de abertura oficial acontece às 17h, na Concha Acústica Paulo Freire da UFPE. O Icict/Fiocruz participa de diversas atividades ao longo do Congresso, que vai até 3 de novembro.
➡️ Confira a programação completa do 9º CSHS
Créditos: Juliana Lofego, professora de jornalismo na Universidade Federal do Acre (Ufac) (1ª foto | Bárbara Moreira, da Associação Yanomami Urihi (2ª foto) | Inesita Soares de Araujo destaque) (PPGICS e Laces/Icict) (3ª foto) | Panorâmica da sala (4ª foto) | Fotos: Divulgação VideoSaúde Distribuidora
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar