">
Criado na gestão do sanitarista Sérgio Arouca, o Multimeios realiza atividades de serviço, pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar em Artes, Design e Tecnologia nos campos da Comunicação, Informação e Saúde no Icict. Atua em programas estratégicos do Instituto: o Laboratório de Digitalização de Obras Raras e o Fiocruz Imagens, o banco de imagens digitais da Fundação.
O Fiocruz Imagens, que é um indicador intermediário da Fundação, apresenta inovações na estrutura, identidade visual e plataforma tecnológica. A nova versão adiciona galerias temáticas, como a galeria zika. Atender às áreas de pesquisa, ensino e comunicação e saúde é uma das metas desse programa.
O banco de imagens digitais da Fiocruz atende a múltiplas áreas do conhecimento e abrange galerias temáticas como saúde, ensino, tecnologia e meio ambiente. Fortalecer o acesso aberto à informação, política que norteia as atividades da Fundação, ancora a iniciativa, inaugurada em 2005 e reconfigurada com novo nome em 2014. Os coordenadores do programa, Mauro Campello e Patrícia Ferreira, destacaram a importância das trocas estabelecidas com a sociedade e o tipo de compartilhamento, feito sem burocracia e gratuito.
“No site, basta se cadastrar e aceitar os termos de uso para fazer o download das imagens em alta resolução. A única contrapartida é a não utilização do acervo para fins comerciais e citar os nomes do fotógrafo e do banco de imagens”, orienta o designer Mauro Campello. O coordenador destaca entre as conquistas para a Fundação o estágio de desenvolvimento do Fiocruz Imagens, que descreve como altamente profissional e com fotos de muita qualidade.
Patrícia Ferreira, chefe do Multimeios, conta que a reformulação envolveu uma pesquisa de dois anos: “Lançamos a nova versão após a escolha criteriosa de uma nova plataforma”. A escolha do Fiocruz Imagens como um dos programas institucionais do Icict e como indicador intermediário da Fiocruz são celebrados por ambos os coordenadores. “Esse programa existe há muito tempo. Temos trabalhado nesse projeto com bastante dedicação. É excelente ver esse reconhecimento”, define Campello.
A produção de novas galerias, imagens e a intensificação de parcerias com diversas áreas da instituição são alguns dos avanços obtidos pelo banco de imagens. Simultaneamente, são vistos como desafios pela equipe. “É vital estreitar relações com outros profissionais e estabelecer mais parcerias com outros setores na instituição”, diz a gerente-executiva e produtora fotográfica do Fiocruz Imagens, Raquel Portugal.
A parceria do Laboratório de Digitalização com a Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos tem produzido a digitalização de centenas de obras raras e especiais desse acervo e de outras bibliotecas da Fiocruz. A Seção abriga livros dos anos de 1600, 1700 e 1800 bastante procurados – são exemplares que sofrem deterioração intensa com o manuseio. O diálogo entre o Laboratório e a Seção tem sido afinado, segundo a chefe do Multimeios, Patrícia Ferreira.
Um reforço na digitalização foi possível com o Preservo: Complexo de Acervos da Fiocruz, projeto com recursos do BNDES que visa conservar e difundir os acervos culturais e científicos da Fundação. A área bibliográfica está a cargo do Icict, sendo a transposição para o formato digital atribuída ao Laboratório de Digitalização. O projeto estabelece a digitalização de 82.584 páginas do acervo da Biblioteca de Manguinhos e de 30 mil páginas do acervo da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Os recursos investidos no laboratório permitiram a compra de um scanner planetário francês que otimiza a digitalização. A participação do Icict tem expressiva importância na preservação e segurança do acervo”, avalia a coordenadora dos acervos bibliográficos no Preservo, Mônica Garcia.
Além dos projetos em andamento no laboratório, chegaram demandas de outras unidades, informa Marilene Santos. “Digitalizamos dois livros para a COC, seis obras para o Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz (Fiocruz Bahia), seis livros para o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco) e estamos digitalizando os relatórios de Oswaldo Cruz para a Biblioteca de Saúde Pública”, diz a coordenadora.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.