Biblioteca de Ciências Biomédicas organiza treinamento sobre Portal de Periódicos da Capes

por
Luiza Silva
,
03/04/2008

Cerca de 40 pessoas – entre bibliotecários, jornalistas, pesquisadores e outros profissionais ligados à informação – estiveram na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, no auditório do Icict para o treinamento organizado pela Biblioteca de Ciências Biomédicas sobre o Portal de Periódicos da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O encontro trouxe a professora Elenara Chaves Edler de Almeida, Coordenadora Geral do Portal, e Tutila de Brito Aragão, técnica em informática, para mostrar como consultar o serviço que já cobre todas as áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes, ultrapassando 12 mil títulos de periódicos, organizados em 126 bases referenciais originárias de diversos países. As duas palestrantes apresentaram um resumo da história e do crescimento no uso do Portal pela comunidade acadêmica brasileira.

Hoje o acesso ao Portal pode ser feito em qualquer das 163 instituições públicas de ensino e pesquisa em todo o Brasil – incluindo a Fiocruz – embora o credenciamento obedeça a regras diferentes conforme o lugar. Tutila de Brito explicou que o usuário deve procurar conhecer o que oferecem as bases, lendo as sinopses de cada uma no item “Coleções” do Portal. Ali é possível identificar palavras-chaves que possam ser usadas na busca por título, área de conhecimento ou editor. Se a qualidade e a facilidade de acesso estão crescendo, a diversidade e a quantidade das informações também: quem navega no Portal precisa direcionar bem a consulta, ganhando familiaridade com as interfaces e ferramentas de busca, que podem variar bastante de uma base para outra. Ela mostrou o passo-a-passo de consultas, variando critérios para localizar artigos.

Metabusca é novidade

Elenara Chaves revelou que a Capes está realizando estudos e testes para instalar no Portal uma ferramenta de metabusca, que permitirá aos usuários acessar de uma só vez o que há de relevante em todas as bases. “Geralmente eles evitam plataformas diferentes e limitam a busca a uma ou duas bases mais conhecidas, deixando de lado conteúdos que poderiam ser bem interessantes”, declarou a professora. A metabusca deverá estar disponível no início de 2009.

Mais interação e colaboração

Depois da palestra, houve a demonstração de uma das bases referenciais do Portal de Periódicos, com Emanuel Guedes, instrutor da Science Direct. Guedes mostrou como a base está incorporando novas ferramentas para trabalho colaborativo, como o 2Collab, onde os usuários podem montar perfis mostrando suas áreas de atuação e seus interesses acadêmicos, e disponibilizá-los publicamente, ou o envio de mensagens para outras pessoas a quem uma determinada referência possa interessar.

No final do treinamento, os participantes receberam formulário para avaliar a atividade. Estes formulários estão sendo aplicados pela Capes em todo Brasil, para aprimorar os serviços do Portal e a própria organização dos treinamentos. Tutila de Brito também incentivou o uso do canal Fale Conosco, que mantém uma equipe dedicada a tirar dúvidas e avaliar sugestões dos usuários. Uma das sugestões - já nos planos da chefia da Biblioteca de Ciências Biomédicas - é a continuidade das apresentações mostrando interfaces de outras bases, mantidas por outros editores.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Reciis sobe de posição na nova avaliação do 'Qualis Periódicos

Em duas áreas de avaliação para a edição em português (Serviço Social e Ciências Sociais Aplicadas I) e em três para a edição em inglês (Interdisciplinar, Ciência Política e Relações Internacionais e Serviço Social), a Capes elevou a classificação da revi

CICT e Rede de Bibliotecas realizam seminário sobre periódicos eletrônicos

Os participantes debateram o uso atual de versões eletrônicas de publicações científicas e discutiram estratégias para o futuro

Seminário de periódicos marca paralisação

No dia 07 de julho, o CICT, junto a outras unidades de ensino e pesquisa da Fiocruz, interrompeu suas atividades por 24h apoiando as reivindicações dos servidores contra as perdas salariais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS