Big Data em saúde

Outros setores
Pesquisadores

Marcel de Moraes Pedroso  (Coordenador) - Lis
Jorge Luis Gomes Nundes (Coordenador Adjunto) - CTIC
Christovam Barcellos - Lis
Jefferson da Costa Lima - CTIC
Marcus Vinicius Lobato Lessa - CTIC
Wisley Donizetti Velasco - Lis
Larissa Cardoso Gomes de Lima - Lis
Pedro Gomes - Lis

Objetivo geral

Pesquisar, desenvolver e disponibilizar plataforma tecnológica para armazenamento, gestão e análise de Big Data em Saúde para pesquisadores, docentes e discentes do Icict.

Objetivos específicos

Pesquisar e avaliar ferramentas tecnológicas e estratégias para o desenvolvimento da infraestrutura da Plataforma de Big Data em Saúde do Icict.

Identificar, coletar, normalizar, armazenar e conectar as bases de dados (transacionais, interacionais e observacionais) de interesse para pesquisadores, docentes e discentes do Icict.

Desenvolver, testar e homologar a Plataforma de Big Data em Saúde do Icict.

Construir ferramentas e aplicativos para análise visual, análise multicritério, mineração de dados e análise preditiva de Big Data em Saúde de acordo com as necessidades de pesquisadores, docentes e discentes do Icict.

Capacitar equipe de referência do ICICT em mineração, análise e visualização de grandes quantidades de dados, aprendizagem de máquina, engenharia de sistemas de Big Data, segurança, privacidade e tomada de decisão aplicada a políticas e programas de saúde.

Metodologia

A Plataforma de Big Data em Saúde do Icict será desenvolvida em 3 fases: (1) Fontes de Dados; (2) Gestão e Armazenamento e (3) Análise e Visualização. Elas não são lineares, contarão com atividades simultâneas em cada fase. Cada fase do desenvolvimento culminará com um relatório em que serão registradas todas as características técnicas dos aplicativos, incluídas suas funcionalidades, licenças, direitos de uso e outras informações indispensáveis.

Produtos e resultados esperados

Pesquisa e avaliação de ferramentas e estratégias para o desenvolvimento da Plataforma de Big Data em Saúde do Icict. Benefícios diretos e/ou indiretos: Subsidiar a seleção das ferramentas e estratégias mais apropriadas levando em consideração custos, performance, adequação às normas e políticas do CTIC/Icict, características da manutenção evolutiva e o atendimento das necessidades de pesquisadores, docentes e discentes do Instituto. Forma de divulgação dos resultados: Relatório de pesquisa contendo avaliação das ferramentas e estratégias de Big Data em Saúde selecionadas pela equipe do projeto.

Identificação, coleta, normalização, armazenamento e conexão com bases de dados de interesse para pesquisadores, docentes e discentes do Icict. Benefícios diretos e/ou indiretos: Proporcionar aos pesquisadores, docentes e discentes do ICICT acesso facilitado e qualificado a grandes quantidades de microdados transacionais (Datasus, IBGE e INPE, entre outros), interacionais (Facebook, Google, Twitter, YouTube e WhatsApp) e observacionais (“Internet das coisas” , GPS, óculos e relógios conectados à internet, sensores remotos, veículos, eletroeletrônicos, etc.). Forma de divulgação dos resultados: relatório contendo os metadados dos dados incorporados e tutorial da interface para acesso aos microdados da Plataforma de Big Data em Saúde do Icict.

Desenvolvimento, testes e homologação da Plataforma de Big Data em Saúde do Icict. Benefícios diretos e/ou indiretos: garantir a performance, adequação, consistência, confiabilidade e segurança da Plataforma de Big Data em Saúde do Icict. Forma de divulgação dos resultados: relatório de implantação da Plataforma de Big Data em Saúde do Icict

Construção de ferramentas e aplicativos para análise visual, análise multicritério, mineração de dados e análise preditiva por meio de Big Data em Saúde, de acordo com as necessidades de pesquisadores, docentes e discentes do Icict. Benefícios diretos e/ou indiretos: Proporcionar aos pesquisadores, docentes e discentes do Icict ferramentas e aplicativos que operacionalizem análises relacionadas a mineração e visualização de grandes quantidades de dados, análise preditiva, aprendizagem de máquina e tomada de decisão aplicada a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde e da situação de saúde da população. Forma de divulgação dos resultados: Área virtual de “Análise e Avaliação” da Plataforma de Big Data em Saúde do Icict.

Capacitar equipe de referência do ICICT em mineração, análise e visualização de grandes quantidades de dados, aprendizagem de máquina, engenharia de sistemas de Big Data, segurança, privacidade e tomada de decisão aplicada a políticas e programas de saúde. Benefícios diretos e/ou indiretos: formação de quadros estratégicos que contribuam para o alcance da missão do Icict. Forma de divulgação dos resultados: relatório contendo os resultados das oficinas de trabalho, minicursos e palestras realizadas no âmbito no projeto.

Assuntos relacionados

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS