Centro de Estudos ‘Memórias’ recebe Inesita Soares de Araújo

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
03/10/2022

Em outubro, o Centro de Estudos do Icict recebe uma das principais vozes dos estudos e pesquisas em Comunicação e Saúde para compartilhar sua trajetória profissional na sessão ‘Memórias’, criada para destacar as diversas contribuições que resultaram na consolidação do Icict em seu aniversário de 35 anos.

Trata-se de Inesita Soares de Araújo, pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Ela é autora, ao lado de Janine Miranda Cardoso, do Livro ‘Comunicação e Saúde’ (Editora Fiocruz, 2007), até hoje uma das obras mais referenciadas sobre o assunto.

Conhecida por sua vasta experiência na pesquisa em comunicação, Inesita é uma das responsáveis por difundir conceitos e ideias de uma outra epistemologia da comunicação e da saúde, focalizando processos sociais e relações de poder.

Além de vasta bibliografia que é autora e co-autora, também orientou gerações de pesquisadores nos cursos de especialização, mestrado e doutorado do PPGICS. Também participa e coordena grupos de pesquisa importantes para o campo, como na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).

A sessão terá a participação de Kátia Lerner, também pesquisadora e docente do PPGICS, que estará em diálogo com Inesita sobre sua vida profissional e acadêmica. As duas estiveram em sala da aula juntas durante a pandemia, ministrando a disciplina Portfólio, em que estudantes compartilham seus acervos, organização de dados de pesquisa e vivências na academia. A disciplina é conhecida por ser um dos diferenciais deste programa de pós-graduação.

O seminário online é transmitido pelo Youtube, na próxima sexta-feira, 07/10, às 14h, no canal de Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Estudantes e egressos do PPGICS podem participar da transmissão, por meio da sala virtual.

Sobre a palestrante: Inesita Soares de Araújo
"Tenho graduação em Comunicação Social pela UFPE (1975), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (1995 e 2002) e pós-doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais (2015). Sou pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, no Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde (LACES) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), onde também coordeno o Observatório Saúde nas Mídias. Integro o corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde, que coordenei de 2009 a dezembro de 2012, onde oriento pesquisas de mestrado e doutorado. Integrei o corpo docente do Doutorado Internacional Saúde Global, Direitos Humanos e Políticas da Vida (CES/Universidade de Coimbra e Fiocruz). Coordenei o Curso de Especialização em Comunicação e Saúde de 2002 a 2008. Desde 2002 lidero o grupo de pesquisa Comunicação e Saúde (CNPq); sou membro do GT Comunicação e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e desde março de 2017 sua coordenadora; coordenei o GT Comunicación y Salud da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) de 2010 a 2018; fui coordenadora do GT Políticas e Estratégias de Comunicação, da COMPÓS (Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). Além de artigos e capítulos de livro, escrevi três livros: "A Reconversão do Olhar - prática discursiva e produção dos sentidos" (Editora Unisinos), "Comunicação e Saúde" (Editora Fiocruz) e "O jogo como prática de saúde", os dois últimos em coautoria. Também participei da organização do livro "Pandemia e produção de sentidos: relatos, diálogos e discursos" (Eduepb). Minha área de experiência situa-se na relação entre Comunicação e Políticas Públicas, inicialmente voltada para o meio rural (associativismo e agroecologia) e, nos últimos vinte anos, com ênfase no campo da Saúde Coletiva. Meus atuais temas de interesse: o campo da Comunicação e Saúde, em suas dimensões política, epistemológica, teórico-metodológica, institucional e seus agentes e práticas; as relações entre comunicação, desigualdade, iniquidade e inequidade em saúde; espaços e processos de mediação e produção social de sentidos; metodologias de pesquisa; planejamento e avaliação da comunicação; abordagens metodológicas e políticas orientadas pelas Epistemologias do Sul e pela perspectiva decolonial de modo geral." (Fonte: Plataforma Lattes - CNPq).

Sobre a mediadora: Kátia Lerner
"Kátia Lerner é mãe, possui graduação em sociologia pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) com doutorado sanduíche em sociologia pela University of California/Los Angeles (2001) e pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ (2013-2015). Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, é Vice-Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Comunicação e Saúde e Editora Associada da Revista Interface . Foi Assistente de Ensino do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz entre agosto de 2019 e julho de 2021 onde esteve, junto com Mônica Magalhães, à frente da coordenação do Ensino da unidade e da elaboração de seu Projeto Político Pedagógico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) entre julho de 2016 e agosto de 2018 e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente da Intercom entre 2017 e 2020. Atuou como chefe do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde de 2006 a 2011. Foi responsável pela coordenação do Projeto da USC Survivors of the Shoah Visual History Foundation no Rio de Janeiro entre 1996-1999, quando também atuou como entrevistadora e tornou-se, até 2013, sua representante no Brasil junto com Anita Pinkuss. É autora do livro Memórias da dor: coleções e narrativas do Holocausto (Brasília: IBRAM, 2013), originado de sua tese de doutorado que ganhou o prêmio Mario de Andrade (2008). Organizou, junto com Igor Sacramento, a coletânea Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas (Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2014), finalista do Prêmio Jabuti de 2015 na categoria comunicação. Organizou, ainda, junto com Arquimedes Pessoni, o livro Meio Ambiente, Saúde e Divulgação Científica: questões comunicacionais (São Caetano do Sul: USCS/Intercom, 2020). Tem experiência nas áreas de comunicação, saúde e antropologia, atuando em temas ligados a memória, identidade social, mídia,corpo, doença, medicalização e narrativas biográficas." (Fonte: Plataforma Lattes - CNPq).

Centro de Estudos ‘Memórias’ – Inesita Soares de Araújo
Sexta-feira, 07/10 – 14h
Assista: bit.ly/CE-memorias-inesitasoaresdearaujo-07out22

Comentários

Inesita, eterna mestra: que prazer ouvir a sua trajetória; que privilégio ter sido sua aluna; que orgulho ser, hoje, sua colega de trabalho. Obrigada por ter me permitido uma imensa reconversão do olhar. Um beijo

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Centro de Estudos - Memórias

No ano do 35º aniversário do Icict, o Centro de Estudos criou a sessão 'Memórias', em que as carreiras de trabalhadores do Icict são relembradas em seus legados para ensino, pesquisa e serviços.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS