Curta-metragem debate a dengue e urgência de soluções para a doença

por
Ariene Rodrigues (Observatório de Clima e Saúde/Icict/Fiocruz)
,
21/11/2024

Em 2024, foram mais de 11 milhões de casos de dengue na América Latina, um aumento de mais de 200% em relação a 2023. Esses dados mobilizaram a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a Aliança Dengue, uma parceria global liderada por instituições de países endêmicos da doença, da qual a Fiocruz faz parte do Conselho Diretor da Aliança, para produzir um filme sobre o assunto.

O curta “Tratando um Planeta Febril: A Aliança Dengue” foi lançado no Rio de Janeiro, no início do mês de novembro, e contou com debate de especialistas, autoridades e pessoas impactadas pela doença. Entre os convidados, a coordenadora do Observatório de Clima e Saúde, Renata Gracie, o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, o médico infectologista e Diretor do Programa Global de Dengue da DNDi, André Siqueira, e a moradora do Morro dos Prazeres, Márcia Prazeres. Assista o filme abaixo:

O curta busca conscientizar o público sobre a necessidade urgente de tratamentos eficazes para a dengue, que ainda não existem. Além de Brasil, o filme explora os impactos dos surtos de dengue na Tailândia e Sri Lanka. Veja imagens do debate:

Da esq. para dir.: Márcia Prazeres, moradora do Morro dos Prazeres; André Siqueira (ao microfone), diretor do Programa Global de Dengue da DNDi; Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro; e Renata Gracie, coordenadora do Observatório de Clima e Saúde. Foto: Observatório de Clima e Saúde

Crédito: Renata Gracie fala durante o evento | Foto: Observatório de Clima e Saúde

Crédito: Daniel Soranz fala durante o evento | Foto: Observatório de Clima e Saúde

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS