Modelo brasileiro de bancos de leite foi aprovado na CPLP

por
Igor Cruz
,
31/07/2008

O programa de implantação de Rede de Bancos de Leite Humano foi aprovado na 17ª Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa. A iniciativa visa estimular o aleitamento materno, recolher e distribuir leite humano e contribuir para a redução da mortalidade infantil da CPLP. Ao todo a comunidade reúne oitos Estados-membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), o que representa cerca de 215 milhões de pessoas. As atividades da CPLP são voltadas para setores prioritários, como Saúde e Educação.

O programa, proposto pelo Brasil, é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e as entidades executoras são o Instituto Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict) em Saúde, ambas unidades da Fiocruz. A experiência a ser implantada na CPLP foi inspirada no modelo brasileiro de rede de bancos de leite humano que já conta com 192 unidades instaladas e nove em fase de implementação. Há pouco mais de dois meses, o Icict e o IFF instalaram, na Fiocruz, a Rede Ibero-americana de Banco de Leite Humano também inspirada na proposta do Brasil.

Na reunião da CPLP, dois outros projetos brasileiros foram aprovados. São eles: o curso sobre gestão do ciclo do projeto de cooperação técnica (ProCTI-MCP) que visa capacitar 180 participantes de Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste; e a Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, proposta para estimular a educação ambiental nos sistemas de ensino. A conferência será fruto da colaboração dos ministérios da Educação dos países membros.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Bancos de leite humano: tecnologia da Fiocruz é referência mundial

A iniciativa tem grande impacto na diminuição das condições adversas de saúde de grupos populacionais e em situações especiais de agravo, particularmente para recém-nascidos de baixo peso

Bancos de leite humano rumo aos objetivos de desenvolvimento do milênio

O encerramento do evento incluiu a assinatura da Carta de Brasília 2010, o lançamento do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio, e a criação do Centro de Referência Nacional para Bombeiros que Atuam na Rede de Bancos de Leite Humano

Secretaria da Rede Ibero-americana de banco de leite é instalada na Fiocruz

A secretaria executiva da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano foi instalada, no dia 09 de junho, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS