">
No dia 4 de abril, a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict/Fiocruz) promove o evento Open Data Season: dados abertos para melhorar a saúde materno-infantil. Com palestras e workshop, o encontro convida estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação para conhecerem e participarem de uma troca de experiências sobre o trabalho e a pesquisa sobre informações e indicadores do Sistema Único de Saúde.
São informações como indicadores de saúde geral de crianças e bebês, nutrição, acesso à vacinas, dentre outras, que podem ajudar na formulação e acompanhamento das políticas e programas de saúde público que podem melhorar a vida de muitas famílias no território brasileiro. No Icict, algumas pesquisas sobre esse tema vem sendo desenvolvidas pela projeto Observa Infância (Saiba mais).
A programação dura um dia inteiro de atividades no campus Fiocruz Manguinhos e inclui palestras de pesquisadores que vem utilizando a plataforma online em suas pesquisas e, pela tarde, os participantes terão oportunidade de aprender e experimentar o uso da plataforma para suas próprias pesquisas. Na oficina, será feita uma breve introdução sobre os dados disponibilizados em sistemas do DATASUS (SIM, SINASC, CNES e SIH), uso da API e o cálculo de indicadores utilizando os recursos da plataforma.
Será uma excelente oportunidade para explorar as bases do SUS para responderem perguntas de análise de dados relacionadas à temática da saúde materno-infantil. Haverá também um workshop de ciência de dados para explorar dados reais do Sistema Único de Saúde (SUS), simulando a experiência cotidiana de pesquisadores e analistas com as vantagens de extração, processamento e tratamento de dados oferecidas pela PCDaS. Para uso da plataforma, é recomendado ter conhecimentos em SQL ou Python (incluindo a biblioteca Pandas). Confira abaixo os perfis de atuação para o Workshop.
Parceria com o Grand Challenges Explorations Brasil
Durante este evento, será finalizado o ciclo de apoio da equipe da Plataforma aos projetos contemplados na segunda Chamada “Grand Challenges Explorations” no Brasil. Realizado pela Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e Inovações, a iniciativa Grand Challenges Explorations Brasil (GCE) teve como objetivo o fomento de pesquisas que buscam melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no país.Para desenvolver suas pesquisas ao longo de 2021 e 2022, sete equipes participantes do GCE contaram com o apoio da PCDaS em capacitações sobre ciência de dados e no tratamento e processamento de grandes e complexas bases de dados.
“O evento Open Data Season marca a finalização desta fase da parceria e pretende receber sugestões dos participantes sobre possíveis melhorias na Plataforma. Ao fornecer o suporte necessário em formação e infraestrutura para as equipes de pesquisa, a PCDaS também evoluiu e se aprimorou em diversas frentes, e é isso que queremos mostrar neste dia de palestras e atividades mão na massa”, afirma Marcel Pedroso, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Icict e coordenador da Plataforma.
Além disso, a atividade é alusiva ao Open Data Day(s), um calendário global de atividades de divulgação, reflexão e realização de projetos relacionados ao tema dos dados abertos realizados por instituições de produção de conhecimento ao redor do mundo.
Data: 04/04/2023 (terça-feira)
Horário: das 9h30 às 15h30
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos - Pavilhão Haity Moussatchè, Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, no Rio de Janeiro
9h30 - Recepção
10h - Boas-vindas e abertura do evento (Marcel Pedroso e Mônica Magalhães)
10h20 - Apresentação das equipes de pesquisadores sobre os temas estudados
11h20 - Apresentação da equipe PCDaS sobre a experiência com a parceria
12h - Intervalo
13h - Introdução do workshop e tutorial de uso dos dados
13h30 - Workshop de análise de dados
15h - Compartilhamento e discussão dos resultados
15h30 - Feedbacks gerais e encerramento
- Levar notebook próprio
- Possuir conta na PCDaS
- Possuir conta no Google (utilização do Google Colab/Google Drive)
- Conhecimento básico de SQL e Python
Tecnologia da Informação e Comunicação
Profissionais e Estudantes das áreas de Ciência da Computação, Ciência de Dados, entre outras, ou que atuem em atividades de desenvolvimento ou programação, dentre outras
Design e Visualização de Dados
Profissionais ou Estudantes das áreas de Design ou correlatas, ou que atuem em atividades como programação visual, estudo de ergonomia, usabilidade, dentre outros
Multidisciplinar
Profissionais ou Estudantes de áreas como Saúde Coletiva, Ciência da Informação e Biblioteconomia, Arquivologia, Estatística, Comunicação, Ciências Sociais ou demais áreas correlatas que tenham interesse por Informação e Indicadores de Saúde Pública
Inscreva-se:
eventos.icict.fiocruz.br
Número de Vagas: 30
Atenção: Inscrições Encerradas.
Informações adicionais:
- Evento presencial.
- A participação obedecerá a ordem de inscrição.
- Haverá certificado de participação.
- As atividades não serão transmitidas online.
- O evento terá alimentação para os participantes inscritos.
- É preciso se marcar o Perfil de Interesse (Tecnologia da Informação e Comunicação, Visualização de Dados ou Multidisciplinar) e também a Sessão de Abertura, para garantir presença nas atividades da manhã e da tarde).
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para pcdas@icict.fiocruz.br
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Fabiana Bispo Braga Santos
qua, 29/03/2023 - 21:39
Trabalho com vigilância em saúde, no monitoramento de eventos ad
Muito bom obter conhecimento que não se perde.
Leonor Maria Da Silva Gomes
seg, 27/03/2023 - 17:14
participação em evento
Trabalho com vigilância em saúde, no monitoramento de eventos adversos e óbito materno através do NOTIVISA 2.0
Comentar