Pesquisadora do Icict analisa o SUS em congresso de epidemiologia

por
Igor Cruz
,
22/09/2008

A pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, Cláudia Travassos, participou dos Congressos Mundial e Brasileiro de Epidemiologia, em Porto Alegre. Claudia integrou a mesa sobre as iniqüidades dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O epidemiologista Aluísio Barros e a médica Rita Barata também participaram da discussão, no dia 21 de setembro, em Porto Alegre.

Claudia apresentou um panorama do SUS nos últimos 20 anos e fez uma análise com base nos Suplementos Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). O Suplemento de Saúde da PNAD é fruto de uma parceria do Icict com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que avalia o estado de saúde dos brasileiros.

De acordo com a pesquisadora, no primeiro ano da pesquisa, em 1981, 61% dos brasileiros que procuraram o serviço de saúde conseguiram atendimento. Já em 2003, o número de atendimentos subiu para 96% daqueles que buscaram atendimento no SUS. “Neste período de 22 anos, o crescimento de atendimentos via postos de saúde aumentou em aproximadamente 400%”, completou Claudia.

A pesquisadora ainda ressaltou que quanto maior é a renda, menor são os gastos do SUS com o indivíduo, uma vez que esse grupo prefere pagar pelos serviços de saúde. Hoje, 20% da população brasileira utiliza planos de saúde privados. “Além disso, atualmente, os indivíduos que utilizam planos privados se consultam menos e recorrem menos aos serviços de saúde”, lembrou Claudia.    

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Pesquisadores do Icict participam do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Evento, de 7 a 10/09, tem como tema “As fronteiras da epidemiologia contemporânea do conhecimento científico à ação”

Abordando a epidemiologia do risco de suicídio na AP1 e 3 através do serviço de emergência psiquiátrica do CPRJ/SES: vigilância sanitária e intervenções a partir de pesquisa quali-quanti

Pesquisa empírica qualitativa realizada através de entrevistas com usuários de uma emergência psiquiátrica (pacientes, familiares e acompanhantes) focando a percepção do risco de suicídio.

Dados da Pnad estão disponíveis no Tabnet/Datasus

Na ferramenta, o usuário escolhe variáveis e filtros, e o aplicativo monta uma tabela de forma automática, com informações sobre a saúde dos brasileiros

Claudia Travassos palestra sobre segurança de pacientes em hospitais

A pesquisadora revelou que 10% dos pacientes do estado do Rio de Janeiro sofrem de eventos adversos durante as internações

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS